Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Perguntas Frequentes

Perguntas Frequentes

Perguntas Frequentes

Última atualização em: 24 de fevereiro de 2023


1) Como faço para trabalhar em Suape?


O Complexo Industrial Portuário Governador Eraldo Gueiros – Suape é uma empresa pública, administrada pelo Governo do Estado de Pernambuco. O ingresso no quadro funcional da empresa é feito por meio de concurso público, quando houver disponibilização de vagas.

Para se candidatar a uma das vagas oferecidas pelas empresas que funcionam dentro do Complexo de Suape, o trabalhador deve se cadastrar na Agência do Trabalho, que faz a intermediação com os empregadores. Para mais informações, você poderá comparecer a uma das unidades ou acessar o site www.setqe.pe.gov.br.


2) Como faço para conhecer o Complexo Industrial Portuário de Suape?


O Complexo Industrial Portuário de Suape dispõe de um programa de visita guiada. Para agendar uma visita acesse http://www.suape.pe.gov.br/pt/institucional/agende-sua-visita Outras informações podem ser obtidas pele telefone +55 81 3527-5014. O horário de atendimento é das 7h30 às 16h30, de segunda a sexta-feira. Se preferir, envie um e-mail para: Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo..


3) Qual o procedimento para ser fornecedor de Suape?


SUAPE – Complexo Industrial Portuário Governador Eraldo Gueiros é uma empresa pública estadual e está sujeita às regras gerais de licitação. Conforme a legislação vigente, os contratos administrativos pertinentes a obras, serviços, inclusive de publicidade, compras, alienações e locações devem ser realizados por meio de processo licitatório.

Para outras informações sobre os processos de licitação realizados pela Empresa Suape, favor entrar em contato com a Comissão de Pregão e Licitação pelo telefone (81) 3527-5025.


4) Como posso obter incentivos fiscais para instalar minha empresa em Suape?


Para receber informações sobre incentivos fiscais, solicitamos procurar a Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe) pelo telefone: 81 3181-7312.


5) Como posso participar do programa de Jovem Aprendiz?


Para participar do Programa Aprendiz Legal, os jovens devem ter entre 14 e 24 anos, estudar em escola pública e não possuir carteira assinada. Para mais informações e inscrições, entre em contato com a CIEE – Centro de Integração Empresa Escola de Pernambuco. Rua do Progresso 465 Edf. Villa Empresarial Boa Vista- Recife. Telefone: (81) 3131-6000.


6) Como participar das seleções para vagas de estágio?


Os candidatos à vagas de estágio devem enviar seus currículos para o e-mail Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo..


7) Como obter informações sobre licitações?


Você pode solicitar os editais de licitação pelo e-mail: Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo., pelo telefone (81) 3527.5025, ou ainda pelo portal de Suape.


8) Quais as regras para obter acesso à área portuária?


As instalações portuárias de Suape são regidas por normas internacionais que prezam pela segurança das pessoas, veículos e cargas. Conheça abaixo as normas que regulamentam o acesso ao Porto.

Controle de Acesso de Pessoas e Veículos

O acesso de pessoas e Veículos ao Porto Organizado de Suape é restrito e está condicionado aos termos da Portaria n.º 036/SUAPE/2020, de 10 de julho de 2020 (Normas de Acesso de Pessoas e Veículos ao Porto Organizado de SUAPE – NAPV).

Os procedimentos operacionais obedecem à regra técnica de vistorias em cumprimento ao Plano de Segurança Portuária e são condições essenciais para acesso. Deste modo, toda pessoa que desejar ingressar no Porto tem o direito de se recusar a ser identificada, vistoriada e monitorada, assim como a seus pertences. No entanto, a administração do Porto de Suape tem o poder/dever de recusar a entrada dessas pessoas e de seus pertences ao Terminal Portuário e, com mais rigor, o acesso às áreas de segurança do terminal, por razões de segurança.

Acessos

Área Controlada – compreende área entre o Posto de Controle 1 (entrada principal) e os limites de acesso aos demais postos de controle (PC) e postos de controle locais (PCL), à Área Restrita.

Área Restrita – compreende as áreas a partir dos postos de controle e postos de controle locais de acesso aos recintos alfandegados.


9) Qual o perfil das empresas instaladas em Suape?


O Complexo Industrial Portuário de Suape conta com um conglomerado de 220 empresas de capital nacional e internacional, em operação ou implantação, cujos investimentos privados ultrapassam R$ 74,5 bilhões. Juntas, as empresas situadas no Complexo geram mais de 40 mil empregos diretos. Ao mesmo tempo em que ofertam emprego e renda no território estratégico de Suape, esses empreendimentos alavancam a economia do Estado, com a contratação de fornecedores, sejam de pequeno, médio ou grande porte, em todo o Estado. As empresas atuam em 11 polos de negócios, são eles: Logístico, Granéis Líquidos e Gases, Naval e Offshore, Petroquímico, Pré-forma Plástica, Componentes Eólicos, Geração de Energia, Metalmecânico, Alimentos e Bebidas, Farmacoquímico e Material de Construção.


10) O entreposto da Zona Franca de Manaus (EZFM) tem operações em Suape?


Sim. O Entreposto da Zona Franca de Manaus (EZFM) está instalado em Suape desde março de 2014 e é o terceiro em operação no Brasil dos quatro existentes. Os outros estão instalados nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Santa Catarina. O EZFM tem autorização para funcionar devido ao protocolo celebrado entre o estado de Pernambuco e o do Amazonas que isenta ICMS sobre os produtos fabricados na Zona Franca de Manaus, permitindo que a oferta de produtos aos nordestinos aconteça de forma mais rápida. Com 55 mil m², o Entreposto tem capacidade para movimentar 3 mil TEUs/ano, 37 mil posições de pallets e 88 docas para recepção e expedição de cargas.


11) Quais os principais diferenciais competitivos do Porto de Suape?


O Porto de Suape está entre os cinco portos públicos do Brasil com melhores opções de conexão marítima e maior representatividade comercial. Nossa localização estratégica nos mantém conectados a portos em vários continentes, com linhas diretas para a Europa e América do Norte. Saindo daqui, a mercadoria está a 7 dias da costa leste dos EUA e a 9 dias do Porto de Rotterdam, na Holanda.


12) Qual a área dos Terminais Alfandegados em Suape?


O Complexo de Suape tem 952 mil m² de capacidade total de armazenamento de contêineres e cargas gerais, sendo 596 mil m² deste total localizado na Zona Primária. Dos terminais alfandegados, contamos com Tecon, Localfrio, Wilson,Sons e Júlio Simões Logística, que juntos têm capacidade estática de armazenagem de mais de 60 mil TEUs. É por eles que passam as cargas de importação ou de exportação controladas pela Alfândega.

Contacto

Rodovia Indonésia, S/N

Bairro: Distrito Industrial de Ipojuca - Suape

Ipojuca - PE - Brasil

CEP: 55598-000

PABX: +55 (81) 3527-5000

FAX: +55 (81) 3527-5066

Contáctenos

Defensoría

Tel: +55 (81) 3527-5070

ouvidoria@suape.pe.gov.br

CANAL DE INFORMES

Tel: +55 (81) 3527-5070

ouvidoria@suape.pe.gov.br

Redes Sociales

social social social
social social social

Enlaces Útiles

antac       acesso
         
      sei
         
portal transparencia pe 3        
  • Transparência
  • Licitações
  • Canal de Denúncia
  • X