Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Suape inaugura espaço multifuncional com biblioteca, sala de informática e cozinha-escola para 600 famílias

|    Comunidades

Estação Compartilhar é um projeto desenvolvido pela Diretoria de Articulação Social e Gestão Fundiária de Suape destinado à educação e formação profissional dos moradores

Compartilhar capaAs 600 famílias da comunidade do Engenho Massangana, localizada no Cabo de Santo Agostinho, Grande Recife, passam a contar, a partir desta quarta-feira (19/01), com espaço multifuncional novinho em folha para incentivo à leitura e realização de cursos para capacitação dos moradores da região. A Estação Compartilhar Massangana, como o equipamento foi batizado, inclui, entre outros espaços, biblioteca, sala de informática com internet gratuita e cozinha-escola.

O projeto, sonho antigo da comunidade, foi concebido pela Diretoria de Articulação Social e Gestão Fundiária de Suape, que reformou um imóvel de 90 metros quadrados, de propriedade da estatal, para ampliar o atendimento à população residente no território estratégico do complexo industrial portuário.

A solenidade de inauguração contou com a presença da vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos; do diretor-presidente de Suape, Roberto Gusmão; do prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Keko do Armazém; além de diretores da empresa, de secretários municipais e de representantes da comunidade.

Roberto Luciana KekodoArmazem"É uma alegria participar da inauguração de um projeto como este. Para além da assistência multidisciplinar, este é um espaço para alimentar sonhos e garantir oportunidades para as mais de 600 famílias que serão beneficiadas aqui. Uma iniciativa que merece ser celebrada, fomentada e acompanhada de perto para que possa germinar e render bons frutos", comentou a vice-governadora, Luciana Santos.

Para o diretor-presidente de Suape, Roberto Gusmão, o projeto simboliza a atenção que a gestão do complexo tem dado às comunidades inseridas em seu território, em sintonia com as boas práticas ESG (sigla em inglês para governança ambiental, social e corporativa). "Suape não é apenas o porto e as empresas aqui instaladas. Representa algo muito maior. É um projeto de desenvolvimento que envolve, sobretudo, as pessoas que vivem no território. Temos como meta fomentar iniciativas sustentáveis e a Estação Compartilhar é um grande exemplo de ação social para melhoria da qualidade de vida das comunidades, oferecendo formação educacional, cultural, capacitação e oportunidades", pontua.

compartilhar bibliotecaINFRAESTRUTURA

De acordo com o diretor de Articulação Social e Gestão Fundiária de Suape, João Alberto Faria, o imóvel passou por ampla reforma e foi equipado com mobiliário moderno e projeto paisagístico. "A Estação Compartilhar também contará com sala infantil equipada com TV e livros; sala multimídia com espaço para palestras e cursos e área externa coberta para atividades como jogos e rodas de diálogo", complementa a coordenadora de Assistência Social da estatal, Líbia Paixão.

Para dar início à formação do acervo da biblioteca, aberta já com 700 livros, o Conselho de Ética de Suape realizou uma campanha de arrecadação entre os colaboradores da empresa, que fizeram doações de títulos dos mais diversos assuntos, após levantamento das temáticas de interesse da população local. Suape contou, também, com a doação de agentes externos, a exemplo de Catharina Neves, viúva de Geraldo Neves, professor de direito da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

saladepesquisaeleitura CompartilharPERSPECTIVAS

Renata Maria da Silva, coordenadora social da Associação de Moradores do Engenho Massangana, acredita que o projeto vai impulsionar a educação e as oportunidades para jovens e adultos. "Nossa comunidade nunca foi contemplada com um projeto desse porte, recheado de sonhos e perspectivas. Como moradora e uma das representantes dos moradores, não podia estar mais feliz. Haverá espaço para todos, e o que mais me encanta, já que sou professora de massa de pão, é a cozinha-escola, que abrirá portas para muita gente. Participamos de todas as etapas desse processo e agradecemos à empresa Suape por essa parceria tão importante para a comunidade", comentou.

A Estação Compartilhar funcionará de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30, e não há necessidade de cadastro para usufruir do espaço. Para garantir a segurança de todos os frequentadores, será obrigatório o uso de máscara e o comprovante das doses de vacinação contra a covid-19.

portal transparencia pe 3