Comitiva da Secretaria de Portos visita Suape

Imprimir

Por Eduarda Azoubel

Uma comitiva da Secretaria Especial dos Portos (SEP) e da Agência Nacional de Transporte Aquaviários (Antaq) realizou, nos dias 21 e 22 de janeiro, uma visita técnica ao Complexo Industrial Portuário de Suape para conhecer as instalações do Porto, discutir sobre os Procedimentos de Manifestação de Interesse (PMIs) e renovação de contratos de empresas.

Liderado pelo diretor de Outorgas Portuárias, Rossano Reolon, a equipe formada pelo coordenador geral de Logística Portuária da SEP, Fernando Corrêa; pelo analista de Infraestrutura, Igor Mattos Pordeus; pelo especialista de Regulação da Antaq, Ricardo Martins e pelo consultor do Laboratório de Transporte e Logística (LabTrans), Thilo Martin Zidel, conheceu as áreas para a implantação dos novos Terminais de Trigo e de Veículos, cujo montante dos investimentos previsto é R$ 85 milhões. Os terminais estão com as proposta de Estudos de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) que estão em análise para subsidiar os arrendamentos portuários a serem licitados pela SEP.

Segundo Reolon, a pauta tem como finalidade “modernizar e aumentar a capacidade dos terminais portuários com os projetos da SEP em implantação”. “Esses investimentos que irão gerar infraestrutura para tornar os portos cada vez mais organizados, como já vemos acontecer em Suape, vão aumentar a movimentação beneficiando a produção e a economia brasileira”, completou.

No primeiro dia de visita, os membros do Porto de Suape e da comissão técnica da SEP trocaram ideias sobre as diretrizes para a licitação de novos arrendamentos e a renovação dos arrendamentos existentes e criar cronogramas para as licitações. Já na sexta-feira, as empresas arrendatárias participarem da reunião para apresentar o andamento dos seus projetos já licitados.

Para o diretor de planejamento de Suape, Nilson Monteiro, essa aproximação é importante para avançar os processos prioritários de Suape junto a estes órgãos federais. “A vinda de membros da Secretaria dos Portos e da Antaq mostra o interesse mutuo em caminhar com os processos de Suape em andamento na esfera Federal, destacando os que são de maior importância para o nosso Porto”, contou Monteiro.

Visita do Ministro - Na próxima terça-feira é a vez do ministro Helder Barbalho visitar Suape e reunir 24 presidentes delegados de portos e companhias das docas de todo o Brasil para discutir o leilão de 21 terminais, com um total de investimento de R$ 7,2 bilhões.

Suape 2015 - Suape desponta no Brasil como líder na navegação de cabotagem entre todos os portos públicos brasileiros e fechou o ano de 2015 mantendo a curva de crescimento com uma projeção de 29% superior a 2014. Além disso, Suape terminou o ano na liderança de granéis líquidos entre os 37 portos públicos do país, com 14,24 milhões de toneladas de cargas, 53% a mais que 2014.