Faltando apenas alguns dias para o Natal, o Complexo Industrial Portuário de Suape por meio das coordenadorias de Desenvolvimento Ambiental e Sustentabilidade e Assistência Social, convocou famílias das comunidades de Mercês, Massangana, Praia de Suape e Vila Nova Claudete, localizadas no território do Complexo para participar de oficinas gratuitas de guirlandas e panos de prato artesanais. As aulas aconteceram na segunda-feira (14) e terça-feira (15), na sede do centro administrativo de Suape, em parceria com o Ateliê Massangana e artesãos voluntários. As atividades tiveram como objetivo, principalmente, estimular a criatividade e gerar renda para essas mulheres, por meio da produção de enfeites natalinos.
As inscrições foram efetuadas nos escritório sociais do Complexo de Suape instalados nas comunidades atendidas. Cada oficina recebeu até 20 mães e seus filhos. A primeira comunidade recebida foram mães e filhos do Engenho Mercês que foram recebidos com uma aula de ginástica laboral onde todos os participantes se integraram e se aqueceram para se preparar para a manhã movimentada. Logo em seguida, as oficinas começaram com as mães sendo instruídas pelas artesãs recebendo dicas para a confecção dos panos de pratos e, as crianças seguindo as orientações de Cássio Alves, instrutor de Origami. Já no período da tarde, as moradoras do Engenho Massangana criaram lindas guirlandas de natal produzidas com feltro. Amanhã, terça-feira (15), será a vez das comunidades de Praia de Suape e Vila Nova Claudete participar das atividades. A intenção é atender no total mais de 100 mães e filhos ao final das oficinas.
A dona de casa Valmira França de Mendonça, moradora da comunidade de Massangana e mãe de dois filhos, comemorou a oportunidade. “Me interesso muito por artesanato. Quando fiquei sabendo da oportunidade me inscrevi de imediato. Sair da rotina de casa e aprender um novo ofício é ótimo. Além disso, meus filhos estão bem assistidos brincando aqui ao lado nas oficinas de pintura e desenho”, comentou.
OFICINAS DE NATAL - Pela primeira vez, o Complexo oferece oficinas de artesanato para os moradores dos engenhos localizados no território de Suape. “Dedicamos a essas oficinas toda nossa boa vontade. Ver as crianças se divertindo e as mulheres aprendendo um novo ofício é muito gratificante. Nossa intenção é que a partir dessa oportunidade elas possam gerar renda para suas casas e ter um natal melhor”, comentou Rafaela Viana, coordenadora de Desenvolvimento Social e Sustentável.