Simpósio discute a fauna brasileira em Porto de Galinhas

Imprimir

Por Eduarda Azoubel

É no Brasil que fica localizado um dos maiores patrimônios da biodiversidade mundial, com uma fauna significante para a sustentabilidade dos ecossistemas. Pensando nisso, o Projeto Hippocampus, em parceria com o Complexo Industrial Portuário de Suape e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - Sebrae, realizam o I Simpósio Brasileiro da Fauna Sobre-Explotada e Ameaçada de Extinção -  Simbrafauna. O evento acontecerá de 4 a 6 de novembro, no Centro de Convenções do Enotel Resort & SPA, em Porto de Galinhas, no município de Ipojuca.

O Simbrafauna reunirá especialistas do Brasil, Canadá, Portugal e Argentina, representantes de órgãos públicos ambientais, ONGs e de grandes projetos de conservação da fauna brasileira. Neste primeiro encontro, os participantes irão compartilhar experiências e discutir a conservação das espécies em situação de vulnerabilidade, fomentando o diálogo, a construção de ideias e ações de preservação da fauna brasileira durante a realização de mesas redondas e palestras.

O Complexo Industrial Portuário de Suape será correalizador do evento, atuando e estimulando a colaboração para a interação entre o meio ambiente e o desenvolvimento social. Com uma área total de 13,5 mil hectares, o Complexo destina 59% do seu território à preservação ambiental, fazendo de Suape um dos maiores portos verdes do mundo. Dentre os projetos, podemos destacar em Suape as operações de combate à caça da lagosta e carangueijo, em parceria com IBAMA e Cipoma; a recuperação do curso hídrico do riacho Algodoais e o reflorestamento de seu território. 

Locomotiva do desenvolvimento do Estado de Pernambuco, o Complexo de Suape está a apenas 40 km do Recife e é considerado um dos melhores ambientes de negócios do Brasil, com grandes oportunidades de parcerias ambientais entre as 105 empresas instaladas e o terceiro setor. “Suape entra como correalizador deste evento preocupado na atuação com base nos três pilares da sustentabilidade: econômica, ambiental e social”, destaca Jorge Araújo, diretor de Meio Ambiente de Suape.

O Sebrae, que também será correalizador do evento, integra o Sistema S e tem como objetivo auxiliar o desenvolvimento de micro e pequenas empresas, estimulando o empreendedorismo com sustentabilidade.

Workshop - O evento trará ainda o I Workshop Syngnathidae Brasil, que abordará durante os três dias do Simpósio, o panorama mundial da família do cavalo-marinho. O Workshop foi idealizado pela bióloga Rosana Beatriz Silveira, que também é coordenadora do Hippocampus, projeto que, desde 1995, se dedica à biologia, cultivo e conservação de cavalos-marinhos.