Suape atualiza Plano de Contingência para Emergências de Saúde Pública

Imprimir

 

Por Jéssica Lima

O Complexo Industrial Portuário de Suape está atualizando o seu Plano de Contingência para Emergências de Saúde Pública. O documento tem como objetivo estabelecer os protocolos, aprimorar o tempo de resposta e definir os papéis e atribuições dos envolvidos nos casos de suspeita de doenças infectocontagiosas na área portuária, podendo ocorrer nos navios, na área comum do porto ou nas empresas que integram o porto organizado. O documento define as responsabilidades de cada área e a organização necessária, de modo a atender os casos integrando as ações, a prevenção e o controle dos processos epidêmicos.


O encontro promovido na última quarta-feira (14/10), reuniu integrantes do Corpo de Bombeiros, da Anvisa, do Sindicato dos Práticos dos Portos de Pernambuco, do Ministério da Saúde, da Secretaria de Saúde do Governo de Pernambuco, do Centro de Informações estratégicas de vigilância em Saúde (Cievs), do SAMU, da Polícia Federal, Receita Federal, Capitania dos Portos, do Órgão Gestor de Mão de Obras (OGMO), além de gestores do Complexo Industrial Portuário de Suape.


O documento segue as exigências da Organização Mundial de Saúde (OMS), do Ministério da Saúde, da Secretaria de Portos (SEP), da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e do Mercosul. “Recebemos diariamente navios com tripulação de diversos países. Nossa preocupação é estabelecer os protocolos adequados de atendimento para os casos suspeitos de doenças infectocontagiosas. É preciso saber o papel de cada órgão e ter um protocolo de procedimentos para garantir a segurança de todos”, pontuou o diretor de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Complexo Industrial Portuário de Suape, Jorge Araújo.


SIMULADOS - Além da atualização do Plano de Contingência, o Porto de Suape promove, sistematicamente, simulados colocando em prática os procedimentos e as exigências de segurança tanto para a área portuária como para as empresas que atuam na área do Porto Organizado. Entre os planos realizados por Suape estão o Plano de Ajuda Mútua do Porto de Suape (PAM); o Plano de Emergência Individual do Porto de Suape (PEI) e o Plano de Controle de Emergência (PCE) do Porto de Suape.


O próximo simulado tratará o tempo de resposta e a comunicação dentro da estrutura organizacional - EOR. “O cenário previsto envolverá um caso suspeito de doença infectocontagiosa em embarcação”, acrescentou a gestora de Planos de Contingência de Suape, Janaína Barros.