Por Eduarda Azoubel
Uma comitiva interdepartamental da empresa Suape visitou a três empresas situadas no território do Complexo, no início do mês de junho. As empresas Deca, Usiminas e Pernord Ricard abriram as portas para conversar sobre produção, geração de empregos, logística e principais desafios das fábricas ao grupo formado pelo coordenador de Relações Institucionais Sílvio Leimig, o analista de negócios André Cavalcanti, a coordenadora de Desenvolvimento de Negócios, Luiza Villela, sua executiva, Camila Barral, e seu chefe de núcleo, Alexandre Reis, além do gerente de Desenvolvimento Social e Sustentável, Rogério Marques, e o gerente de Proteção Ambiental, Marcos Antonio Alves.
O gerente da planta da Deca em Suape, Meiri Grams, mostrou aos visitantes a empresa de louças sanitárias, que fica instalada em uma área de 7 hectares e tem capacidade para produzir uma média 230 mil peças/mês, com uma mão de obra de 906 trabalhadores. A unidade da empresa em Suape distribui sua produção para todo o país.
Já o gerente da planta da Usiminas, Paulino Borges Neto, abriu as portas aos convidados para mostrar a ampliação de 5 mil metros quadrados, que representa o dobro da área construída atualmente. Com o crescimento, a fábrica passa a gerar de 30 para 70 empregos diretos e um aumento de produção de 3 mil toneladas/mês para 8 mil toneladas mês, que passa a fornecer corte e estampas para as partes internas dos carros da Fiat. Com o aumento da produção, a Usiminas também passa a se interessar por distribuir seus produtos pelo Porto de Suape.
A Pernod Ricard, líder mundial no setor de bebidas alcoólicas destiladas e ganhadora do título de "Parceiro do Meio Ambiente de Suape" - entregue no Seminário da Semana do Meio Ambiente de Suape, disponibilizou o gerente de manutenção e projetos, João Oliveira para receber os representantes de Suape. A unidade de Suape é considerada a matriz nacional da empresa e dedica-se ao blending e engarrafamento dos destilados Ron Montilla, uísques Passport, Teacher's, Natu Nobilis, Blender's Pride e vodca Orloff. Durante a visita, a empresa anunciou o interesse em fazer contato com as seis industrias de preforma plástica instaladas em Suape para produzir embalagens de 200 mililitros de uísque.
"Terminamos as três visitas com o sentimento positivo de aproximação e atendimento as demandas das empresas e desenvolvemos o interesse, junto a elas, de utilizar o modal marítimo na chegada da matéria prima e distribuição dos produtos em Suape. A equipe identificou ainda grandes oportunidades de parcerias socioambientais", relatou o coordenador de Relações Institucionais de Suape, Sílvio Leimig.