Presidente do CAP detalha arrendamentos de Suape

Imprimir

Por Grace Souza

Reunidos no Prédio da Autoridade Portuária, os integrantes do Conselho da Autoridade Portuária (CAP) de Suape discutiram, na última sexta-feira (26/6), o Programa de Investimentos em Logística (PIL), anunciado pelo Governo Federal no início deste mês. Os seis novos terminais do Porto de Suape contemplados pelo programa preveem investimentos públicos e privados de R$ 2,35 bilhões e devem ser licitados no primeiro semestre de 2016, dentro do Bloco 2 de arrendamentos da Secretaria de Portos (SEP) da Presidência da República.

A apresentação dos novos terminais foi realizada pelo presidente do CAP, Igor Pordeus, que é analista de infraestrutura da SEP. Ele detalhou para os conselheiros presentes na reunião os seis futuros terminais de Suape. Serão arrendados o segundo terminal de contêineres (Tecon II); o terminal de veículos; o terminal de grãos, voltado para trigo; dois terminais de granéis minerais, sendo um para clínquer, escória e coque e outro para minério de ferro, e o terminal de uso privado (TUP) para o Estaleiro Vard Promar. ?Os investimentos previstos para Suape não se limitam aos arrendamentos. A SEP quer fomentar outros tipos de investimentos para o porto pernambucano?, comentou Pordeus.

O diretor de Gestão Portuária de Suape, Paulo Coimbra, explicou que os investimentos públicos serão aplicados na infraestrutura portuária e nos acessos para os novos terminais, ficando com a iniciativa privada a construção dos terminais e aquisição dos equipamentos. O tema arrendamento portuário será tratado em todas as reuniões do CAP, sempre com as atualizações e o andamento dos processos informados pela SEP.