Por Paula Lourenço, Eduarda Azoubel e Jéssica Lima
O evento foi uma oportunidade para apresentar as diversas ações ambientais realizadas no território de Suape e que estão alinhadas com os três pilares da sustentabilidade (social, econômico e ambiental). A abertura do evento ficou a cargo do secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco e presidente de Suape, Thiago Norões.
Especialistas consagrados no cenário local e nacional marcaram presença no seminário que ocorreu em dois turnos. Pela manhã, os participantes conferiram o balanço das ações ambientais do Complexo de Suape, cuja explanação foi realizada pelo diretor de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Jorge Araújo. Representantes do poder executivo estadual também aproveitaram o espaço para expor suas experiências nas áreas de energias renováveis e na gestão eficiente dos recursos hídricos. As temáticas foram apresentadas pelo secretário-executivo de Energia de Pernambuco, Eduardo Azevedo, e pelo diretor-presidente da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), Marcelo Asfora.
Fechando as apresentações da manhã, o doutor em Biologia Vegetal pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Severino Pinto abordou o tema “Vocação de Suape para as atividades de Carbono”, seguido pelo professor de Oceanografia da UFPE Mauro Maida que explanou sobre a “Conservação dos recifes em Pernambuco”. No período da tarde, foi a vez de discutir a respeito da fauna marinha com a especialista em Oceanografia pela UFPE Beatrice Padovani; o gerente de Gestão Costeira da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) Assis Lins, e o especialista em Gestão do Desenvolvimento Local Sustentável da UFPE Mucio Banja.
Além destes especialistas, o evento contou com a participação da consultora de paz da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), Regina Migliori que debateu sobre o tema “Sustentabilidade e responsabilidade socioambiental no ambiente empresarial”, encerrando a rodada de apresentações previstas no seminário.
Parceiros do meio ambiente - O vice-presidente de Suape, Bernardo D’Almeida, e demais diretores da administração do Complexo entregaram, durante do Seminário de Meio Ambiente, quatro placas de “parceiros do meio ambiente de Suape” aos representantes das empresas e a pessoas que prestam serviços relevantes à causa ambiental no Complexo. Receberam a homenagem o diretor da fábrica da M&G Polímeros, Dárcio Silva; o gerente da fábrica da Pernord Ricard, André Cavalcanti; a tenente Elenilde Gomes, da Capitania dos Portos de Pernambuco, representando o capitão-de-mar-e-guerra e comandante daquele órgão, Luiz Claudio Lazaro; e a funcionária do Viveiro Florestal de Suape Cilene Maria da Silva, conhecida pelos colaboradores da empresa como Day. Ela foi agraciada pelos serviços prestados ao meio ambiente.
Orquestra Criança Cidadã - O Seminário de Meio Ambiente de Suape foi finalizado com boa música. A Orquestra Criança Cidadã Meninos do Ipojuca fez uma apresentação durante o coquetel de encerramento do evento, tocando clássicos da música internacional e brasileira. Regidos pelo maestro Márcio Pereira, 15 integrantes da orquestra mostraram todo o seu talento interpretando a peça barroca “Canon”, de Johann Pachelbel; a música “Yesterday”, de John Lennon e Paul McCartney; além do ritmo cubano “rumba” e o francês “cancan”. A música regional “Asa Branca”, de Luiz Gonzaga, proporcionou o toque nordestino ao evento. O grupo criado em setembro de 2014 é formado por cem estudantes de escolas públicas do distrito de Camela, com idade entre 8 e 16 anos, que participam do projeto em horários complementares da agenda escolar. A criação da orquestra é fruto de uma parceria com o projeto Criança Cidadã, que atua na comunidade do Coque, no Recife.
Visita aos viveiros - Além do seminário, a Semana do Meio Ambiente em Suape foi comemorada com visitas ao Viveiro Florestal do Complexo Industrial Portuário, que em 2015 completa 20 anos de existência. Puderam conferir o local de perto alunos de institutos federais e colaboradores da empresa Suape. As idas ao viveiro foram realizadas de 2 a 3 de junho.
Estudantes do curso de gestão ambiental das unidades do Instituto Federal de Pernambuco, e da Paraíba foram os primeiros a assistir à palestra sobre reflorestamento. Em seguida, eles foram a campo conhecer de onde vêm as mudas de plantas cultivadas em Suape e, posteriormente, foram às áreas onde elas são replantadas. No último dia de visitas, os funcionários de Suape puderam assistir à palestra, que aconteceu no Centro Administrativo.
“As primeiras reações são de curiosidade e admiração. As pessoas que visitam o Viveiro de Suape saem encantadas com o resultado do trabalho empenhado para a revitalização do meio ambiente”, relatou Ricardo Silva, biólogo de Suape que ficou responsável por acompanhar os visitantes. A ação foi desenvolvida pela Coordenadoria de Educação Ambiental da Diretoria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Suape.