Moradores de Massangana debatem sobre empreendedorismo

Imprimir

Quais as características de um empreendedor? Como abrir uma empresa? Onde conseguir crédito? Essas e outras dicas foram apresentadas, nos dia 15 e 27 de maio, durante a palestra sobre Fortalecimento, Incentivo ao empreendedorismo e orientação para obtenção de crédito aos moradores da comunidade de Massangana e da Praia de Gaibu, situados no Cabo de Santo Agostinho, território de Suape. A atividade, desenvolvida nas sedes do Projeto Atelier Massangana e da Associação de Moradores da Praia de Gaibu, respectivamente, integra o projeto Meu Negócio é Legal, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo do Cabo, em parceria com o Sebrae, cuja articulação foi realizada pela equipe social da administração do Complexo Industrial Portuário de Suape.

O projeto oferece orientações e informações sobre o passo a passo para montar uma empresa legalizada, cujas atividades são desenvolvidas com a perspectiva de formalização de pequenas empresas. “Esse tipo de palestra proporciona aos participantes um direcionamento para tornarem-se empreendedores formalizados e, dessa forma, ampliarem as oportunidades de emprego e geração de renda na comunidade”, salientou a coordenado de Assistência Social de Suape, Líbia Paixão.

A realização de iniciativas como esta só é possível por meio da articulação com instituições governamentais e o setor privado. “As parcerias garantem a implantação de políticas públicas e o apoio na execução de iniciativas que possam fomentar a inclusão produtiva, econômica e social das comunidades inseridas no território estratégico de Suape.”, comentou Líbia.

Promovida pela equipe social da Empresa Suape, a palestra integra as ações previstas no Trabalho Técnico Social, no eixo de desenvolvimento socioeconômico das oito comunidades no entorno do território de Suape que serão consolidadas, sendo elas: Massangana I, Massangana II, Gaibu, Vila Suape, Cêpovo, Vila Nazaré, Vila Nova Tatuoca e a Vila Claudete. Além deste eixo, existem outros três que contemplam as áreas de Mobilização, Organização e Fortalecimento Social; Acompanhamento e Gestão Social da Intervenção e Educação Ambiental e Patrimonial.