Por Karen Fon
Como o Complexo Industrial Portuário de Suape é estruturado? Como funciona um porto? Essas e outras dúvidas podem ser esclarecidas no Projeto Visitando Suape que possibilita à sociedade conhecer a dinâmica do Complexo, por meio de visitas guiadas. Para participar do projeto basta agendar uma visita, que é totalmente gratuita, pelo telefone (81) 3527.5068 ou enviar um e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. O responsável pelo grupo deve enviar um ofício assinado pelo diretor ou coordenador da instituição, com a data pretendida, quantidade de pessoas e a relação nominal com RG dos participantes.
Na visita, uma apresentação sobre o Porto de Suape é realizada e, em seguida, os participantes conhecem a maquete do Complexo, situada no prédio do Centro Administrativo de Suape. O próximo passo é conhecer in loco a variedade de empreendimentos instalados ou em instalação no território de Suape. Ao todo são 105 empresas funcionando e 45 em implantação, que atuam em dez polos de negócios: granéis líquidos e gases, logístico, naval e offshore, alimentos, geração de energia, materiais de construção, eólico, petroquímico, preforma plástica e metalmecânico. Durante a visita, os participantes também conhecem a zona de preservação cultural e as áreas destinadas à preservação ambiental, bem como as ações voltadas para a restauração dos ecossistemas existentes no Complexo, como mata atlântica, restinga e manguezal.
O Visitando Suape visa aproximar a Empresa Suape da sociedade, dialogando sobre a responsabilidade socioambiental desenvolvida pela empresa e estimulando o fomento à profissionalização, a partir da disseminação das informações sobre as oportunidades de emprego e negócios em Suape. Em 2014, mais de 19 mil pessoas visitaram Suape, entre estudantes de escolas públicas e privadas, estudantes do ensino superior, professores, empresários, grupos de terceira idade, turistas, entidades, instituições, ONGs, entre outros.