Fórum Suape Global será reformulado

Imprimir

Por Eduarda Azoubel

O Fórum Suape Global, provedor de bens e serviços para a indústria de petróleo, gás, naval e offshore existente desde 2009, passará por reformulação este ano. A discussão da sua nova estrutura está em andamento e foi iniciada no último dia 14 de abril, na Agência Estadual de Planejamento e Pesquisa de Pernambuco (Condepe/Fidem). O Fórum, que tem suas ações voltadas para empresas de Suape, como o Estaleiro Atlântico Sul e a Mossi & Ghisolfi, é dividido hoje em seis grupos temáticos, com a participação de representantes de várias Secretarias de Estado e empresas do segmento.

O secretário-executivo de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Caio Ramos, informou que o fórum deve passar a propor ações também para todo o Estado. “Com o Fórum Suape Global, as empresas do Complexo estão sendo assistidas de perto e conseguindo capacitações, com baixo ou nenhum custo para elas. Pela relevância dos participantes, este é um projeto que deve continuar olhando para Suape, mas, ao mesmo tempo, para Pernambuco, focando em ações prioritárias”, afirmou.Para o diretor de Relações Institucionais do Complexo Industrial Portuário de Suape, Luciano Vasquez, as atividades desenvolvidas pelos grupos temáticos de discussões do fórum são de extrema importância, uma vez que contribuem na consolidação das empresas instaladas no Complexo. 

O encontro de abril contou com a presença dos coordenadores de Relações Institucionais do Complexo de Suape, Sílvio Leimig e Pedro Pontual; o coordenador de projetos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDEC), Jurandy Moraes; o secretário-executivo de Trabalho e Qualificação da Secretaria de Micro e Pequenas Empresas, Trabalho e Qualificação (SEMPETQ), Paulo Muniz, e a secretária-executiva de Gestão Estratégica, Ângela Mochel; o diretor-executivo de Apoio à Gestão Regional e Metropolitana da Condepe/Fidem, Luciano Pinto; o gestor de Projetos do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), Thyago Velozo, e a gestor técnico do Instituto Federal de Pernambuco, Mário do Carmo Tavares.