Por Eduarda Azoubel
O Complexo Industrial Portuário de Suape e as indústrias de preforma PET realizaram, no período de 22 a 24 de abril, a capacitação de 20 profissionais do setor para o manuseio de secadores de resina e chillers industriais. Com carga horária total de 24 horas, o curso foi sediado no Centro de Treinamento de Suape.
Para a realização da capacitação, a empresa Piovan, líder mundial no fornecimento de serviços e equipamentos auxiliares para a indústria de plástico, disponibilizou parte do corpo técnico e todo o material didático aos participantes. Esta é a segunda vez que a administração do Complexo organiza a capacitação para os trabalhadores das empresas da cadeia de preforma PET. Para o mês de maio, já está sendo articulado o terceiro ciclo de formação com o curso de operação e manutenção de Máquinas Hypet.
Em novembro do ano passado, houve o primeiro ciclo de formação com 24 trabalhadores treinados na operação e manutenção dos equipamentos. Na ocasião, a empresa canadense Husky foi a responsável pelo treinamento e fornecimento do equipamento utilizado durante as aulas. O Complexo de Suape abriga oito empresas de preforma PET e plástico. As empresas Amcor, Braslpla, Cristal PET, Emplal, FromPET, Maxpet, Plastamp e Plastpak representam, juntas, um investimento aproximado de R$ 500 milhões e geram cerca de 950 empregos diretos.