Por Eduarda Azoubel
Representantes da empresa Suape participaram, no dia 13 de abril, do Encontro Empresarial para o Desenvolvimento de Fornecedores Locais em Pernambuco. A rodada de negócios, sediada no Centro de Artesanato de Pernambuco (CAPE), foi organizada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDEC), em parceria com a Shell, General Eletric (GE) e Modec.
Proporcionar o avanço tecnológico do setor, fomentar a interação e a troca de experiências entre os participantes, bem como apresentar as demandas das empresas parceiras, informando detalhes dos seus projetos, situação atual e perspectivas para os próximos anos foram os principais objetivos do evento.
“Esses encontros são uma oportunidade de aproximar os setores que já vêm se preparando para atender a demanda do mercado de óleo e gás, naval e offshore dos grandes players globais”, destacou o secretário de Desenvolvimento Econômico e Presidente de Suape, Thiago Norões. A coordenadora de Desenvolvimento de Negócios, Luiza Villela, e o coordenador de Relações Institucionais do Complexo, Sílvio Leimig, também estiveram presentes no evento para dialogar e ouvir as demandas do setor. “A iniciativa amplia as relações de Suape com as cadeias produtivas, facilitando o diálogo entre empresários e o Governo de Pernambuco no que se refere ao desenvolvimento de projetos e ampliação da produção”, relatou Luiza.
O evento foi destinado às empresas dos setores metalmecânico (fabricação), naval (fabricação e montagem), manutenção industrial (elétrica e automação) e para empreendimentos da área de usinagem, fundição, forjaria, corte e solda, cladding, revestimento e acabamento de tubulações. A cadeia metalmecânica já responde por mais de 6% do Produto Interno Bruto (PIB) de Pernambuco e 20% do PIB Industrial do Estado. Logo, o encontro faz parte do esforço da SDEC em fomentar o adensamento das cadeias produtivas no Estado, incentivando a participação das empresas locais, em função do incremento dos mercados brasileiros de energias renováveis, petróleo e gás, uma vez que grandes conglomerados empresariais internacionais estão investindo fortemente na ampliação das suas atuações em território nacional.
Com informações da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco.