Governo de Pernambuco participa da maior feira de logística da América Latina

Imprimir

Por Paula Lourenço

De 7 a 9 de abril, uma delegação do Governo de Pernambuco participará da 21ª Intermodal South America, a maior feira de logística, transporte de cargas e comércio exterior da América Latina, que acontece no Transamérica Expocenter em São Paulo. O secretário estadual Desenvolvimento Econômico e presidente do Complexo Industrial Portuário de Suape, Thiago Norões, marcará presença no evento junto com executivos de Suape e também do Porto do Recife e da Agência de Desenvolvimento Econômico (AD Diper), em busca de novos negócios para o Estado. A equipe estará a postos para receber executivos e empresários no estande do Porto de Suape. Esta é a 15ª vez que o porto tem um espaço reservado na feira, onde mais de 600 expositores mostram suas últimas tendências para um público de mais de 48 mil pessoas de 45 países de todos os continentes.
 
"Vamos estreitar relações com armadores, operadores de terminais, executivos e empresários do ramo logístico, pois acreditamos que este ambiente de negócios propicia novas oportunidades e estamos atentos a elas", citou Norões. Entre os fatores favoráveis para a captação de novos negócios está o alargamento do Canal do Panamá, previsto para 2017, uma vez que o Porto de Suape e o Porto do Recife ficam em um local privilegiado na costa brasileira, em relação aos demais portos do País. Para trabalhar temas como esse, a equipe de Pernambuco já agendou reuniões diversas com os players do ramo. "Queremos relatar também para os executivos e empresários que estamos trabalhando fortemente as questões sociais e ambientais no nosso Complexo, mostrando nosso compromisso com um desenvolvimento econômico sustentável e, consequentemente, com um ambiente ainda mais favorável para os negócios, seguindo a tendência mundial da sustentabilidade", declarou o vice-presidente de Suape, Bernardo D'Almeida.
 
Um dos atrativos para os empreendedores se interessarem por Pernambuco é o desempenho positivo do Porto de Suape nos últimos anos, que vem batendo recordes de movimentação. No último ano, o porto movimentou 15,2 milhões de toneladas e 418 mil TEUs, se destacando como o principal hub port do Norte-Nordeste brasileiro. A expectativa para este ano é de movimentar 18 milhões de toneladas. "Devemos ter uma excelente surpresa neste primeiro trimestre, com novo recorde de movimentação portuária", adiantou o secretário e presidente de Suape.

Âncora e locomotiva do desenvolvimento econômico de Pernambuco, Suape, além de abrigar um dos portos públicos mais eficientes do País, detém um complexo industrial formado por mais de 100 empresas em operação em uma área de 13,5 mil hectares, situada na Região Metropolitana do Recife. Os empreendimentos estão divididos em dez polos industriais, sendo de granéis líquidos e gases, naval e offshore, refino e petróleo, petroquímico, materiais de construção, bebidas e alimentos, energia eólica, automotivo, siderúrgico e metalmecânico e logístico. Juntas, as empresas, entre elas, os estaleiros Atlântico Sul e Vard Promar, a Petroquímica Suape e a Refinaria Abreu e Lima, geram 25 mil empregos diretos.