Por Grace Souza
Considerada uma atividade extremamente estratégica para o desenvolvimento de Pernambuco, a área de logística foi tema de um workshop promovido pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico (Sdec) na última sexta-feira (20/3). Entre os diferenciais logísticos do Estado, o destaque foi o Complexo Industrial Portuário de Suape, que apoiou o evento e apresentou os seus diferenciais competitivos e as vantagens para a instalação dos empreendimentos. O evento, que contou com apoio da Universidade de Münster, da Alemanha, foi realizado no auditório da Escola Politécnica de Pernambuco.
A abertura do evento foi realizada pelo diretor de Gestão Portuária de Suape, Paulo Coimbra. A coordenadora de Desenvolvimento de Negócios de Suape, Luiza Villela, mediou a rodada de apresentação das empresas LM Wind Power, Fedex/Rapidão Cometa, Transpetro e Cone Suape. O workshop foi direcionado tanto para empresários do setor, quanto para integrantes de entidades de fomento, instituições financeiras e acadêmicos ligados à área de logística, buscando aproximá-los em torno do tema.
A iniciativa foi a segunda de uma série de reuniões de fortalecimento da relação Alemanha-Pernambuco e contou com palestras do professor Bernd Hellingrath, da universidade alemã, e do ex-diretor de Gestão Portuária de Suape Leonardo Cerquinho. O ex-diretor falou sobre os diferenciais competitivos de Suape como localização estratégica em relação às principais rotas marítimas de navegação, e a conexão com mais de 160 portos em todo o mundo.
O workshop também promoveu rodadas de negócios entre os participantes das empresas estruturadoras de logística da região e outras palestras sobre as tendências e desafios das cadeias globais de abastecimento.
Para a organização do evento, a Sdec contou com o apoio da Secretaria de Ciência e Tecnologia, Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper), Universidade de Pernambuco (UPE), Universidade de Münster, Consulado Geral da Alemanha no Recife, além do Complexo Industrial Portuário de Suape.
Com informações da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sdec)