Suape conta com profissionais experientes nos times ambiental e social

Imprimir

por Karen Fon

As áreas de proteção ambiental e social do Complexo Industrial Portuário de Suape estão com dois reforços de peso. O primeiro é o experiente coronel reformado do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco Marcos Antônio Alves. O novo gerente de Proteção Ambiental, cujo cargo integra a recém-criada Coordenadoria de Desenvolvimento Ambiental e Sustentabilidade, tem 36 anos de dedicação ao setor público. Alves foi um dos criadores do resgate do Corpo de Bombeiros na área de medicina pré-hospitalar nos anos de 1995 e 1999, além de ter chefiado a Coordenadoria de Defesa Civil de Pernambuco (Codecipe), na divisão de Socorro e Divulgação da instituição. 

Também já foi tenente de Engenharia do Exército Brasileiro e Oficial da Polícia Militar de Pernambuco de 1984 a 1994, quando foi promovido a patente de major. Formado pelo Centro de Preparação de Oficiais da Reserva, no Recife, e pela Academia de Polícia Militar do Paudalho, o gerente possui cursos em Efeitos Biológicos das Radiações Ionizantes, Ações de Respostas a Emergências Radiológicas, Mapeamento e Gestão de Risco Ambiental e Tecnólogo de Engenharia de Incêndio.

Em Suape, Marcos Alves já está atuando na implantação de ações de proteção à fauna, de prevenção e combate a incêndios florestais e desmatamento. “Nosso maior desafio é promover uma maior integração entre o Complexo de Suape, a comunidade e o meio ambiente, para que possamos alcançar o desenvolvimento sustentável”, afirmou.

Para a nova Gerência de Desenvolvimento Social e Sustentável, da mesma coordenadoria, Suape conta com Rogério Marques. Formado em Administração pela Universidade de Pernambuco (UPE), Marques é pós-graduado em Gestão Pública pelo Centro de Formação dos Servidores e Empregados Públicos do Estado de Pernambuco (Cefospe).

O gerente, que iniciou a carreira no setor público em 2009, passou pela Pernambuco Participações e Investimento (Perpart) e Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, onde colaborou na construção do planejamento na área de TI, Projeto Rescate e na coordenação do Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural (PNDTR). Também é instrutor de agentes de pesquisa e elaboração de formulário social, do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e integrou a coordenação estadual do Programa Bolsa Família.

“Vamos desenvolver ações que promovam a inclusão socioprodutiva nas oito comunidades que serão consolidadas no território de Suape, seguindo os moldes do Programa PE no Batente, bem como a captação de outros projetos e ações por meio de parcerias público-privadas e do poder executivo municipal e estadual”, enfatizou.