Por Eduarda Azoubel
Representantes de 16 prefeituras de municípios pernambucanos visitaram o Complexo Industrial Portuário de Suape, no dia 6 de maio, para conhecer o potencial de investimento no Complexo. Os visitantes foram recebidos pelo gestor técnico da Diretoria de Relações Institucionais, Frederico Pontual, que explicou o processo para a chegada de novos investimentos, exemplificando o passo a passo aos empresários interessados em investir no Estado.
“Suape está constantemente recebendo empresas com grande potencial de investimento, porém o Plano Diretor Suape 2030 especifica qual o tipo de empreendimento deve ser instalado no Complexo, o que não contempla todas as cadeias industriais, porque é preciso ter alguma relação com o porto. Nessa situação, atuamos junto à Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (SDEC) e à Agência de Desenvolvimento de Pernambuco (AD Diper), que analisam a proposta e avaliam qual a região e o município que possuem o perfil mais adequado para receber o investimento. Desta forma, propiciamos a interiorização do desenvolvimento em Pernambuco”, explicou Pontual. A apresentação faz parte do Programa de Suporte aos Municípios, realizada pela SDEC que capacita as prefeituras do interior do Estado para atrair investimentos privados para o seu território.
Os municípios de Barreiros, Brejo da Madre de Deus, Caetés, Escada, Exu, Feira Nova, Flores, Ipojuca, Itambé, João Alfredo, Lagoa Grande, Panelas, Parnamirim, Quipapá, Sertânia e Tacaratu foram os selecionados pela SDEC porque seus perfis se enquadram na atração de novos investimentos. Na seleção a Secretaria, levou-se em consideração o número de habitantes de cada município que deve ser superior a 20 mil habitantes, a análise dos índices econômicos, bem como a existência de uma secretaria ou agência que trate das ações de desenvolvimento econômico e planejamento.