Toyota montará CD no Território Estratégico de Suape

Imprimir

A Toyota abrirá um Centro de Distribuição de veículos nas proximidades do Complexo Industrial Portuário de Suape. No valor de R$ 15 milhões, o empreendimento de 50 mil metros quadrados de área terá capacidade para receber até 30 mil veículos por ano e deve entrar em operação no primeiro trimestre de 2016. A vinda deste CD para Pernambuco reforça a movimentação de veículos pelo Porto de Suape que já recebe 24 mil carros por ano da GM e da Volkswagen e, em breve, da Jeep. O protocolo de intenções para a implantação do novo Centro de Distribuição foi assinado nesta quarta-feira (11/2), no Palácio do Campo das Princesas, pelo governador Paulo Câmara, pelo presidente da Toyota no Brasil, Koji Kondo, pelo secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco e presidente de Suape, Thiago Norões, pelo secretário da Fazenda de Pernambuco, Márcio Stefanni Monteiro.

O novo CD receberá cerca de 20% de todos os veículos que a Toyota vende hoje no Brasil, o que deve gerar uma movimentação de R$ 3 bilhões por ano, incluindo toda a cadeia automotiva. Do centro, que empregará 40 profissionais, serão distribuídos para as concessionárias de todo o Nordeste os veículos Corolla e Etios, produzidos no Brasil, e Hillux e SW4, produzidos na Argentina. Estes dois últimos passarão, no local, por uma adaptação, recebendo pelo menos 15 itens nacionais antes de serem comercializados.

O presidente da Toyota no Brasil, Koji Kondo, adiantou que a montadora decidiu investir no Nordeste devido à economia crescente da Região. "Nossas operações no Nordeste cresceram 15% em 2014", revelou Kondo, enfatizando que o Centro de Distribuição reduzirá em 13% as emissões de CO2, já que os veículos serão transportados de navio pelo Porto de Suape.

Para o governador, a parceria do Estado com a Toyota renderá muitos frutos e vai mostra ao País que investir em Pernambuco é um grande negócio. "Nosso Estado começou a se diferenciar do Nordeste e do Brasil pela sua capacidade de atrair bons empreendimentos. Apostamos muito nessa fórmula e vamos aperfeiçoá-la para manter nosso ritmo de crescimento", argumentou Câmara. O presidente de Suape informou que o CD vai atrair outras empresas para a região. "A montadora é uma referência na indústria mundial e líder de mercado. A chegada da Toyota consolida o Estado como um polo concentrador de cargas", completou Norões.

Entre as autoridades que presenciaram a cerimônia no Palácio, estiveram o vice-presidente de Suape, Bernardo D'Almeida, e os diretores de Engenharia, Carlos Pires, de Gestão Fundiária e Patrimônio, Sebastião Pereira Lima, de Gestão Portuária, Paulo Coimbra, e de Planejamento e Gestão, Jaime Alheiros.