Ações para o Plano de Ajuda Mútua ano 2015 de Suape são apresentadas às empresas

Imprimir

Por Karen Fon

Gerentes e técnicos das empresas situadas no Complexo Industrial Portuário de Suape que integram o Plano de Ajuda Mútua (PAM) para prevenir, controlar e minimizar situações de emergência na área portuária e adjacências conheceram, nesta terça-feira (17/3), as ações previstas para 2015. O PAM conta com a cooperação de 24 empresas para agirem em casos de emergência que possam causar damos materiais, ambientais e humanos nas instalações portuárias.

A administração de Suape vive um novo momento com a criação da diretoria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, onde a coordenação do PAM está inserida. Por isso, é fundamental nivelar as ações e o fluxograma do acionamento do plano entre os envolvidos a fim de melhorar o trabalho, reduzir os custos e potencializar os resultados para atender as exigências legais dos órgãos de controle, salientou o coordenador de Controle e Licenciamento Ambiental de Suape, Gustavo Guerra, durante o encontro.

Entender o funcionamento e o fluxograma do PAM é essencial para assegurar aos profissionais que trabalham na prevenção de acidentes, o sucesso das ações emergenciais?, explicou a gestora técnica dos Planos de Contingência de Suape, Janaína Barros, que também mencionou aos participantes do encontro a existência do Plano de Controle de Emergência (PCE), Planos de Gerenciamento de Riscos (PGR)   e Plano de Emergência Individual (PEI), fundamentais para garantir a segurança e o funcionamento na área do Complexo Industrial Portuário de Suape.

Participaram da primeira reunião gerencial do PAM deste ano representantes das empresas PQS, Tecon Suape, Decal, Liquigás, Copagaz, Localfrio, Brasilgás, M&G Polímeros, Temape, Tequimar, Petrobras, Supergasbras, Ultragaz, além da Secretaria de Saúde do Ipojuca, do Órgão Gestor de Mão de Obra (OGMO) Suape e do Corpo de Bombeiros.

As reuniões sobre o PAM em Suape ocorrem mensalmente, visando estreitar as relações entre as empresas e instituições instaladas na área do Porto Organizado de Suape. Dessa forma, é possível discutir o gerenciamento de ações emergenciais, tais como incêndios, explosões, acidentes ambientais, como derramamento ou vazamento de produtos, e socorro para acidentados.

SOBRE O PAM - O PAM é instituído pela Norma Regulamentadora nº 29 e pela Lei Estadual Nº 14.919, de 8 de março de 2013. Em Suape, o PAM é composto por empresas situadas no Porto Organizado e em demais áreas de influência, em parceria com o Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil, o Batalhão Estadual da Polícia Rodoviária, Secretaria de Saúde de Ipojuca o Centro de Assistência Toxicológica de Pernambuco (Ceatox-PE) e outros órgãos de proteção ambiental.