Trabalhadores das indústrias de plástico de Suape ganham capacitação

Imprimir

Por Eduarda Azoubel

Vinte e oito trabalhadores da indústria de pré-forma PET e plástico do Complexo Industrial Portuário de Suape receberão cursos de capacitação para utilização de máquinas. Os funcionários das empresas se dividirão em duas turmas, de operação e manutenção dos equipamentos, começando as atividades ontem (17/11) e na próxima segunda-feira (24/11). A empresa Suape foi responsável por articular a capacitação e disponibilizou o Centro de Treinamento para a realização do curso, que será ministrado por especialistas no assunto em uma carga horária de 80 horas.

O Complexo de Suape abriga dez empresas de pré-forma PET e plástico, são elas, Amcor, Braslpla, Cristal PET, Emplal, FromPET, Maxpet, Mossi & Ghisolfi, Plastamp, Plastpak e Petroquímica Suape. Juntas, representam um investimento de aproximadamente R$ 9,5 bilhões e geram mais de 2,5 mil empregos diretos. Os cursos estão sendo financiados pelas indústrias de pré-forma PET participantes de acordo com a quantidade de funcionários que serão qualificados durante as duas semanas.

A capacitação terá a participação da maior empresa de injeção plástica do mundo, a canadense Husky, que já fornece equipamentos para algumas das empresas do pólo de pré-forma PET. O diretor para a América Latina da companhia, Evandro Cazzaro, participou de reunião sobre o tema, que aconteceu no último dia 8 de outubro, em Suape. Cazzaro propôs viabilizar materiais e a agendar palestras durante o curso.

O encontro contou ainda com a participação do diretor do Fórum Suape Global, Sílvio Leimig, e representantes das empresas Alpla, FromPET e Maxpet. O planejamento para o curso foi iniciado desde junho, devido a uma demanda relatada pelas empresas de pré-forma PET durante a primeira reunião entre a administração de Suape e as empresas do segmento. “A previsão é de que os cursos continuem acontecendo de acordo com a necessidade das empresas e trazendo outras especializações aos funcionários”, explica Leimig.