Moradores de Vila Nova Tatuoca são cadastrados em programa social

Imprimir

Por Pâmella Cavalcanti

Os moradores de Vila Nova Tatuoca participaram de um mutirão para atualização de dados e inserção das famílias no Cadastro Único, instrumento utilizado pelo Governo Federal para seleção de beneficiários dos programas sociais. A ação, realizada nos dias 11 e 12 de agosto, foi uma articulação entre a Coordenadoria de Assistência Social do Complexo Industrial Portuário de Suape e a Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho que enviou os cadastradores até o habitacional. Durante os dois dias, foram verificados os perfis de 32 famílias.

Além de facilitar o acesso dos moradores aos programas, a iniciativa teve o objetivo de verificar as informações cadastrais das famílias. Muitas ainda mantinham, por exemplo, o endereço referente à Ilha de Tatuoca, em Ipojuca, de onde se mudaram em fevereiro deste ano. A expectativa é que, com o cadastro em dia, os moradores possam se inscrever em programas sociais como o Bolsa Família ou o Tarifa Social, que oferece desconto de até 65% na conta de luz.

De acordo com a coordenadora de Assistência Social de Suape, Líbia Paixão, ações como essa serão ampliadas às demais comunidades incluídas no Projeto Habitacional Suape. “É uma forma de garantir aos beneficiários o acesso a direitos essenciais à vida das famílias e também para processo de construção da cidadania”, destaca.

Vila Nova Tatuoca – No conjunto habitacional construído pelo Complexo Industrial Portuário de Suape foram erguidas 75 moradias para abrigar ex-moradores da Ilha de Tatuoca, localizada no território do Complexo e que atualmente abriga o polo naval. O investimento no habitacional foi de R$ 7,5 milhões. O conjunto possui um parque infantil e contará, ainda, com praça, campo de futebol e galpão para arranjos produtivos e culturais.