GT-5 faz reunião de balanço das principais ações em 2014

Imprimir

Por Eduarda Azoubel

As principais ações realizadas pelo Grupo Temático – 5, do Fórum Suape Global, em 2014, foram debatidas no último dia 9 de Julho, no auditório da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper). O grupo é responsável por sugerir ações para o desenvolvimento econômico e o ambiente de negócios no Complexo Industrial Portuário de Suape e em seu território estratégico, como o treinamento para a formação de parcerias empresariais e a elaboração de um plano de desenvolvimento para o setor de metalmecânica.

Nesse setor, o projeto de destaque do GT-5 foi a parceria realizada entre Pernambuco e a Lombardia, região italiana que abriga grandes indústrias de metalmecânica. O Projeto Metalmec Pernambuco – Lombardia foi iniciado em fevereiro de 2014 e já trouxe dois seminários sobre metalmecânica para Pernambuco e um para Brasília, além de dois que foram realizados na Lombardia. O próximo passo desse projeto será enviar uma missão de empresários e representantes de instituições de ensino para fazer visitas aos setores da indústria naval da Itália.

O Fórum Suape Global é uma iniciativa desenvolvida pela Empresa Suape para promover bens e serviços para a indústria de petróleo, gás, offshore e naval e é composto por seis grupos de trabalho temáticos. O GT-5 é formado pela Secretária de Desenvolvimento Econômico (SDEC), Instituto de Tecnologia de Pernambuco (ITEP), Agência Estadual de Planejamento e Pesquisa de Pernambuco (Condepe/Fidem), Agência de Fomento do Estado de Pernambuco (AGEFEPE), Instituto Euvaldo Lodi (IEL), Junta Comercial de Pernambuco (Jucepe), Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES),  Petrobras e AD Diper.

Em 2013, o Fórum conseguiu realizar articulações em seus grupos de trabalho multidisciplinares que resultaram na formação de mais de 2 mil pessoas, sendo 113 instrutores e 1,9 mil profissionais em cursos de eletricistas, serralheiros, mecânicos e soldadores voltados aos estaleiros Atlântico Sul (EAS) e Vard Promar.