Administração de Suape doa 1 mil mudas para reflorestamento em Igarassu

Imprimir

Por Grace Souza

A administração do Complexo Industrial Portuário de Suape doou 1 mil mudas de espécies nativas de mata atlântica para a reconstituição das matas ciliares que margeiam o Rio Botafogo, no município de Igarassu, Litoral Norte de Pernambuco. As plantas foram repassadas à coordenação do Projeto Resflorestart da Usina São José que, promoveu, na última quarta-feira (16/7), o plantio de 10 mil árvores numa área de 7,25 hectares no Engenho Mussupe. Executada em um tempo recorde de 1 hora, a ação mobilizou 600 voluntários, entre alunos da rede pública, organizações não-governamentais, funcionários de empresas públicas e privadas doadoras das mudas, entre elas, Suape. A iniciativa visa contribuir para a recuperação da bacia hidrográfica que abastece a área Norte do Grande Recife.

As espécies doadas por Suape foram ipês amarelo e roxo, camaçari, peroba, ubaia, urucum, jacarandá, pitanga, estralador e coração de negro. Todas foram produzidas no Viveiro Florestal criado por Suape no Cabo de Santo Agostinho, com capacidade para gerar 60 mil mudas de 61 espécies nativas de mata atlântica por mês. Neste ano, o viveiro já produziu 255 mil mudas destinadas ao reflorestamento da Zona de Preservação Ecológica de Suape (ZPEC), que corresponde a 59% dos 13,5 mil hectares do Complexo.

“A nossa produção é totalmente voltada para os projetos de reflorestamento do Complexo de Suape, mas buscamos atender aos pedidos de doações como esse para apoiar e estimular iniciativas de recuperação da mata atlântica em todo o Estado”, explica o diretor de Engenharia e Meio Ambiente de Suape, Igor de Sordi Batista, que foi representado no evento pelo assessor técnico da Coordenadoria de Meio Ambiente Diogo Pimentel. O evento contou, também, com a presença do secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Estado, Carlos Cavalcanti, e do presidente da Agência Estadual do Meio Ambiente (CPRH), Paulo Teixeira.

Além do apoio de Suape, Semas e CPRH no âmbito estadual, o evento contou com a colaboração das prefeituras de Igarassu e de Araçoiaba, do Fórum de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 21 de Igarassu, de ONGs e de empresas privadas.