Por Grace Souza
Já estão abertas as inscrições para os cursos gratuitos de educação ambiental, pedagogia ambiental e oficina de restauração ecológica oferecidos pela administração do Complexo Industrial Portuário de Suape. O prazo para garantir uma das 90 vagas distribuídas em três turmas termina no próximo dia 23 de julho. Os interessados devem ter mais de 16 anos de idade e preencher o formulário disponível no site de Suape (www.suape.pe.gov.br). As aulas serão iniciadas no dia 30 deste mês e terminam no fim de agosto, ocorrendo uma vez por semana no Centro de Treinamento de Suape, em Ipojuca, das 8h às 16h.
Os cursos fazem parte do Projeto de Pedagogia Ambiental do Complexo Industrial Portuário de Suape, que é desenvolvido desde 2010 e que, até junho deste ano, já treinou 2,8 mil pernambucanos e pessoas dos estados vizinhos. Divididas em cinco módulos, as capacitações emitem certificado de 40 horas, material didático, alimentação e transporte com saídas do centro do Cabo de Santo Agostinho e de Ipojuca. Os alunos têm aulas teóricas e práticas, que acontecem no Viveiro Florestal de Suape e nas áreas de matas dentro do Complexo, situadas no Cabo de Santo Agostinho.
A oficina de restauração ecológica, que começa no dia 30 deste mês e termina no dia 27 de agosto, destina-se ao público geral, sendo totalmente voltada para atividades práticas sobre os processos de produção de mudas nativas de mata atlântica. O curso de pedagogia ambiental, cujas aulas iniciam no dia 5 de agosto e finalizam no dia 26 do mesmo mês, tem foco nos professores e gestores da educação ou profissionais que atuam em áreas afins. Já o curso livre de educação ambiental, previsto para ocorrer de 7 a 29 de agosto, tem como prioridade os moradores das comunidades do entorno de Suape, servidores públicos e profissionais das empresas instaladas no Complexo. Em caso de dúvida, o interessado pode telefonar para o número da Coordenadoria de Educação Ambiental, 81 3527.5088.
Até o fim do ano, outras 180 vagas serão oferecidas nestas capacitações. Essa iniciativa representa um investimento de R$ 3,3 milhões da administração do Complexo no Projeto de Pedagogia Ambiental. Com esse projeto, Suape conquistou em junho deste ano o título de primeiro porto público a receber a certificação ambiental Benchmarking Brasil, uma das mais respeitadas no País em melhores práticas socioambientais. O projeto também foi premiado de 2012 a 2014 pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB-PE) com o Prêmio Top Socioambiental por servir de exemplo para empresas, escolas e organizações não-governamentais.