Por Grace Souza
Uma iniciativa ambiental do Complexo Industrial Portuário de Suape foi premiada por servir de exemplo para empresas, escolas e organizações não-governamentais. Trata-se do Projeto de Pedagogia Ambiental, que já capacitou 2,8 mil cidadãos em cursos e oficinas gratuitos de 2010 a maio deste ano, e, deste total de alunos, 1,2 mil replicaram o conteúdo aprendido em suas comunidades. Eles implantaram projetos de coleta seletiva, fizeram palestras e desenvolveram práticas sustentáveis. A cerimônia de entrega do Prêmio Top Socioambiental da Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB-PE) ocorreu no dia 27/05, às 19h, no auditório do JCPM, no bairro do Pina, no Recife. Esta é a terceira vez que Suape recebe a distinção. Nesta edição, a empresa concorreu com 19 instituições. Anteriormente, o projeto foi vencedor pelo pioneirismo e pela quantidade de vagas ofertadas.
Um dos projetos multiplicadores do Projeto de Pedagogia Ambiental foi desenvolvido pelos estudantes do Instituto Federal de Pernambuco - Campus Vitória de Santo Antão Emerson Oliveira e Berlândia Leão, alunos dos cursos de Agropecuária e Agricultura Familiar, que implantaram o trabalho “Aquicultura Sustentável” na comunidade rural Oiteiro, em Vitória de Santo Antão. Os alunos ensinaram novos métodos de criação de peixes e crustáceos a 16 pequenos agricultores familiares, a partir de minicursos, oficinas e distribuição de cartilhas. Além do conhecimento repassado, os estudantes conseguiram trabalhar o resgate da cultura da pesca e variação do cardápio alimentar, mostrando aos agricultores a melhor forma de comercializar o excedente da produção.
“Essas iniciativas nos mostram o quanto este programa pode contribuir para o desenvolvimento de projetos coletivos de práticas sustentáveis em comunidades, escolas e empresas. Nossos cursos relacionam desenvolvimento econômico, conservação ambiental e recuperação dos ecossistemas e os participantes são estimulados a continuarem essas atividades após a conclusão das aulas”, explica Caio Ramos, vice-presidente de Suape.
Em Suape, os alunos do IFPE de Vitória de Santo Antão concluíram o Curso Livre de Educação Ambiental, uma das capacitações gratuitas do programa que oferece também o Curso de Pedagogia Ambiental e a Oficina de Restauração Ecológica. Todos proporcionam certificação, material didático, alimentação e transporte, com aulas teóricas e práticas, que acontecem no Viveiro Florestal, criado por Suape, e nas áreas de matas dentro do Complexo. O programa abrange, ainda, outras atividades como o projeto de visitação ao Porto, o plano de coleta seletiva, a campanha permanente de combate à dengue e as ações de apoio à Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, inserindo ações de educação ambiental. A empresa já investiu R$ 3,1 milhões na iniciativa.
Além de Suape, foram premiadas na categoria Meio Ambiente as empresas Bradesco Capitalização, Camará Shopping Center, Castro Projetos e Consultoria, Celpe, Consórcio Ipojuca, Shopping Center Difusora, Transpetro e Wilson Sons.