Por Grace Souza
As práticas de gestão ambiental do Complexo Industrial Portuário de Suape foram tema de palestra realizada no dia 24/4 na 13ª Reunião do Conselho Temático de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Coema) Regional Nordeste, da Confederação Nacional da Indústria (CNI). O evento, que aconteceu na sede da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), em Fortaleza, discutiu a infraestrutura portuária do Nordeste, as parcerias entre o governo e iniciativa privada e o Projeto de Integração do Rio São Francisco.
Suape foi um dos convidados do painel Infraestrutura Portuária no Nordeste, que debateu a gestão ambiental nos portos de Pecém, no Ceará, e Suape. Para falar sobre o assunto, a coordenadora executiva de Preservação Ambiental, Priscila Nascimento, foi a porta-voz do Complexo e abordou as iniciativas de restauração florestal, que prevê contabilizar o plantio de 874 hectares de Mata Atlântica de 2011 até o fim de 2014 na Zona de Preservação Ecológica, que ocupa 59% dos 13,5 mil hectares do território de Suape.
Priscila também apresentou outras ações desenvolvidas pela Diretoria de Engenharia e Meio Ambiente como o Plano de Auxílio Mútuo, que é um plano de segurança para a prevenção, controle e mitigação de emergências que possam ocorrer no porto; o Plano de Emergência Individual, que visa prevenir e controlar incidentes provocados por derrame de petróleo e seus derivados, e por último, as atividades de gerenciamento de resíduos sólidos no Complexo.
O encontro contou com a presença do gerente executivo de Infraestrutura da CNI, Wagner Cardoso, da gerente executiva de Meio Ambiente e Sustentabilidade da CNI, Shelly Carneiro, do presidente da FIEC, Roberto Macêdo, além de representantes do governo cearense e da Prefeitura de Fortaleza.
Este foi o segundo evento sobre a temática ambiental que o Complexo de Suape participou no mês de abril. No dia 11, a restauração florestal foi discutida no I Seminário sobre Restauração Ecológica promovido pelo Centro de Pesquisas Ambientais do Nordeste (Cepan), na Universidade Federal Rural de Pernambuco.