Suape realiza levantamento socioeconômico no Assentamento Valdir Ximenes

Imprimir

Por Pâmella Cavalcanti

Está em andamento um estudo socioeconômico com os moradores do Assentamento Valdir Ximenes, em Barreiros. O levantamento, realizado em parceria entre as coordenadorias de Assistência Social e de Educação Ambiental de Suape, busca traçar o perfil das famílias nos âmbitos social, econômico e de meio ambiente para fomentar ações de melhorias à produção agrícola desenvolvida no local. A aplicação dos questionários teve início na última quarta-feira (23/4) e deve ser finalizada nesta semana.

As atividades serão definidas após a tabulação dos resultados pela equipe e devem englobar ações de sustentabilidade, como a utilização de recursos naturais para o desenvolvimento das plantações. A coordenadora de Assistência Social, Líbia Paixão, explica que a iniciativa é importante para proporcionar a leitura fiel das famílias e garantir um maior aproveitamento do que é produzido no assentamento.

Os moradores do Assentamento Valdir Ximenes são oriundos dos Engenhos Ilha e Jurissaca, no Cabo de Santo Agostinho, que foram remanejados pelo Complexo Industrial Portuário de Suape para a construção da Companhia Siderúrgia Suape (CCS). Cada família foi contemplada com uma parcela de 5 hectares no Assentamento Valdir Ximenes Farias, cuja área total compreende 1.100 hectares, divididos entre os engenhos Bombarda e Roncador. Os títulos de posse das terras foram entregues aos agricultores em julho do ano passado.