Começa trabalho para consolidar oito comunidades no entorno de Suape

Imprimir

Por Pâmella Cavalcanti

A consolidação das ações sociais do Complexo Industrial Portuário de Suape agora conta com o trabalho da Colmeia Arquitetura e Engenharia que está iniciando a estruturação de quatro escritórios para atendimento social na região. A empresa foi contratada para executar o Projeto de Trabalho Técnico Social (PTTS), que está inserido dentro do Programa Habitacional de Suape e prevê a consolidação de oito comunidades do entorno do Complexo: Engenhos Massangana, Vila Nazaré, Vila Dois Irmãos, Vila Suape, Vila Gaibu, Vila Cepovo, Vila Nova Tatuoca e Nova Vila Claudete. Ao todo, serão beneficiadas 6,8 mil famílias. O total investido no projeto ultrapassa os R$ 4,6 milhões, provenientes de empréstimo junto à Caixa Econômica Federal.

O primeiro plantão social está sendo instalado nas proximidades de Nova Vila Claudete e a expectativa é que os demais estejam funcionando até o fim de abril. A iniciativa engloba uma série de atividades de caráter informativo, educativo e de promoção social, planejadas para assegurar a participação das comunidades. “Estão sendo desenvolvidas ações que vão preparar as comunidades desde a fase que antecede a obra até o momento de entrega das casas. Nosso foco é em um acompanhamento contínuo das famílias”, explicou a coordenadora de Assistência Social de Suape, Líbia Paixão.

O atendimento nos escritórios será realizado de segunda a sexta-feira. Em paralelo a isso, a equipe da Colmeia já está realizando o reconhecimento das áreas e estreitando os contatos com as lideranças comunitárias. O projeto deve durar dois anos e meio e contará com reuniões, cursos, palestras, campanhas educativas, atividades recreativas, constituição de comissão de acompanhamento de obras, visita às obras, produção de material de comunicação, pesquisa de satisfação, visitas domiciliares, entre outros.