CPRH faz consulta para novas UCs em Suape

Imprimir

Por Paula Lourenço

O Complexo Industrial de Suape deve abrigar duas unidades de conservação em seu território dentro em breve. A Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) realizou, na segunda e na terça-feira, duas consultas públicas para criar as unidades de conservação no Engenho Ilha, situado no Cabo de Santo Agostinho, e nos estuários dos rios Ipojuca e Merepe, no município de Ipojuca. Participaram dos encontros moradores das áreas, representantes das prefeituras, do poder legislativo dos municípios, de órgãos ambientais, organizações não governamentais, de associações e sindicatos de pescadores e agricultores familiares.

Os participantes das consultas públicas concordaram com a criação das unidades. As propostas serão encaminhadas para o Conselho Estadual de Meio Ambiente (Consema) que, em reunião nesta quinta-feira (13/2), pode decidir pela criação de duas Áreas de Relevante Interesse Ecológico (ARIE). A ARIE é uma área em geral de pequena extensão, com pouca ou nenhuma ocupação humana, com características naturais extraordiárias, que tem como objetivo manter os ecossistemas naturais de importância regional ou local e regular e o uso admissível dessas áreas, de modo a compatibilizá-lo com os objetivos de conservação da natureza.

A Unidade de Conservação no Engenho Ilha terá uma área de aproximadamente 1,5 mil hectares. No local, há mangue e restinga. A unidade de conservação nos estuários dos rios Ipojuca e Merepe terá aproximadamente 1,4 mil hectares de área, apresentando também em grande parte de seu ecossistema mangue e restinga. Além dessas duas unidades, Suape já possui em seu território a Estação Ecológica de Bita e Utinga, com aproximadamente 2,5 mil hectares de extensão. A reserva de Mata Atlântica foi criada em 2012 para proteger os mananciais hídricos da região de Bita e Utinga.

“É muito importante para a administração de Suape a realização destas consultas públicas, pois, assim, podemos ouvir de perto a população e entender suas necessidades, tirar suas dúvidas, esclarecer tudo o que não ficou claro”, pontuou Caio Ramos, vice-presidente de Suape, presente na consulta da última segunda-feira. Ele afirmou ainda que Suape está cada vez mais envolvido num trabalho que contempla o crescimento econômico com o desenvolvimento socioambiental. Além de Caio Ramos, participaram das consultas outros executivos de Suape: o diretor de Engenharia e Meio Ambiente, Igor de Sordi Batista, o diretor de Planejamento e Urbanismo, Jaime Alheiros, e o diretor de Gestão Fundiária, Sebastião Pereira Lima. As consultas foram presididas pelo presidente da CPRH, Carlos André Cavalcanti.