Por Pâmella Cavalcanti
A presidente executiva da Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica), Elbia Melo, visitou o estande do Complexo Industrial Portuário de Suape durante o segundo dia da Brazil Windpower 2013. Ela foi recepcionada pelo diretor de Gestão Portuária de Suape, Leonardo Cerquinho e pelo secretário executivo de Energia de Pernambuco, Eduardo Azevedo Rodrigues. A feira termina amanhã (5) e está acontecendo no Centro de Convenções Sulamérica, no Rio de Janeiro.
Suape é membro da associação desde o ano passado, sendo o primeiro e único porto do país a fazer parte do grupo. Atualmente existem no Complexo duas fábricas que produzem equipamentos para a cadeia eólica, a Impsa e a Gestamp. Outros dois empreendimentos, a LM Wind Power e a Iraeta, estão se instalando no local. Juntas, as quatro indústrias somam investimentos de R$ 351 milhões e empregam 1.128 profissionais, devendo ultrapassar 2,7 mil postos de trabalho nos próximos anos.
No encontro, o Estado visa se consolidar internacionalmente como um polo de investimento no setor, atraindo uma cadeia produtiva que dê suporte aos empreendimentos que constituem o setor eólico. O estande de Suape tem 54 m² e está localizado no primeiro pavimento.