A fim de discutir as oportunidades geradas pelo Complexo Portuário Industrial de Suape, executivos, profissionais e empresários participaram, no final de Julho, da 6ª edição do Suape Business Meeting, realizada no Arcádia Recepções, em Boa Viagem. Com o tema Nova Dinâmica Econômica, os participantes abordaram assuntos voltados para os negócios e as ações governamentais previstas para Suape. O evento foi promovido pela Amcham-Recife (Câmara Americana de Comércio).
A primeira palestra do encontro ficou por conta do diretor de Planejamento e Urbanismo do Complexo Industrial Portuário de Suape, Jaime Alheiros, que colocou em pauta os desafios da mobilidade e do desenvolvimento urbano na região do porto. “Alinhamos o crescimento do complexo industrial com as questões de habitação e acessibilidade. Planejamos o reassentamento de algumas famílias que residem em as áreas de risco, oferecendo estrutura urbana como transporte, escolas, postos de saúde e parques. A linha de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), que vai circular entre Cajueiro Seco e o Cabo, com tarifas mais baixas, amenizará os problemas no acesso à Suape, nos horários de pico”, disse Alheiros.
Em seguida, Roberto Abreu e Lima, secretário executivo de Desenvolvimento de Negócios da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, falou sobre a ascensão da economia no estado . “O Produto Interno Bruto de Pernambuco (PIB) está acima da média nacional. Em 2010, nossa geração de emprego foi recorde no nordeste. Capacitamos a mão de obra para aprender a fabricar navios, automóveis e trabalhar na produção de energia eólica. A expectativa é de que até 2015, 74 novos empreendimentos cheguem ao Estado, gerando cerca de 30 mil empregos diretos”, declarou Abreu e Lima.
Após as palestras, o jornalista e mediador do encontro, Fernando Castilho; o diretor de Planejamento e Urbanismo do Complexo Industrial Portuário de Suape, por Jaime Alheiros; e o secretário executivo de Desenvolvimento de Negócios da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Roberto Abreu e Lima; o diretor Industrial da IMPSA Wind, Frederico Schlamp; e o gerente de Desenvolvimento de Mercado da Petrobrás, Ernani Turazzi; participaram de uma mesa redonda. Entre os temas debatidos: petróleo, gás, naval e energias renováveis.