Pernambuco mostra potencial de negócios para o setor de petróleo e gás

Imprimir

Estado sedia até hoje (28) o Pernambuco Business e se insere no calendário de eventos da cadeia produtiva de petróleo e gás.

Novos investimentos, tecnologia, parcerias e muitos negócios pautaram o primeiro dia do Pernambuco Business 2009, evento que reuniu empresários e autoridades da cadeia produtiva de petróleo, gás, offshore e naval em Recife.  Cerca de 300 pessoas estiveram presentes aos debates sobre o potencial de negócios do Estado e os atrativos econômicos do complexo industrial de Suape.

A abertura do evento foi realizada pelo ministro de Angola, José Maria Botelho de Vasconcelos, que se mostrou impressionado com o desenvolvimento dessa nova cadeia produtiva em ascensão no Estado:

"Pernambuco está em franco desenvolvimento, e tem várias oportunidades no segmento de máquinas e serviços. Estaremos juntos na formação de parcerias nessas novas oportunidades", explica o ministro.

Encerrada sua participação, o ministro Botelho de Vasconcelos e a delegação angolana sobrevoaram a área de Suape, acompanhados do secretário de desenvolvimento de Pernambuco e presidente do Porto de Suape, Fernando Bezerra Coelho.

Três paineis ao longo do dia abordaram os incentivos governamentais para instalação de polos industriais, o desenvolvimento tecnológico e a capacitação de mão de obra para o setor.

O diretor da PDVSA no Brasil, Sergio Tovar, apresentou a conjuntura venezuelana na produção e comercialização de petróleo. "Hoje exportamos 83% de nossa produção". Ricardo Peixoto, diretor da Petrogal, empresa parceira em inúmeros projetos de E&P no Brasil, detalhou os investimentos de R$660 milhões no País.

Nesta quarta-feira, os temas em debate vão abordar a logística como fator de competividade, mecanismos de financiamento e a projeção da marca Suape no Brasil e no mundo. Entre os palestrantes, destaque para a palestra do presidente do BNDES, Luciano Coutinho, a diretora do Ex-Im Bank dos EUA, Diane Farrell, e o diretor geral do Porto de Rotterdam, Marc Evertse.

O Pernambuco Business é uma realização do Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP), do Governo do Estado de Pernambuco, da empresa Suape, da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe), e da Organização Nacional da Indústria de Petróleo (Onip).