O Secretário de Desenvolvimento Econômico e Presidente de Suape, Fernando Bezerra Coelho, realizou a abertura do evento. Para ele, o encontro foi uma oportunidade para reflexão. "Esse momento que vivemos é muito importante. Pernambuco pode e deve aproveitá-lo para que os investimentos possam dialogar com outros setores da nossa economia", destacou o Secretário.
Em seguida, foi apresentado pelo Diretor do Fórum Suape Global, Silvio Leimig, o calendário dos temas que seriam explanados no decorrer do dia.
A primeira palestra, intitulada Desenvolvimento Industrial, foi ministrada pela Consultora da Ceplan, a economista,Tânia Barcelar.
A pesquisadora destacou numa visão de futuro as mudanças favoráveis, sobretudo com o crescimento de novas bases. "Relembro da semente que plantei quando o Projeto Suape Global foi concebido. É muito bom participar desse sonho, ver Pernambuco se transformando num grande polo provedor de bens e serviços e agora poder olhar Suape no futuro”, comentou a pesquisadora.
Na sua apresentação, foi dispensada a palavra perspectivas,Tânia preferiu usar o termo desafio. Ressaltando sempre a importância da mudança que está acontecendo no estado de Pernambuco, principalmente no polo industrial. "Numa visão de futuro, as mudanças recentes são favoráveis. O país tem um novo perfil demográfico, retomou o crescimento nas suas bases", destacou a economista.
Desenvolvimento de Recursos Humanos e Industrial foi a temática da segunda palestra, apresentada por Francisco Cunha, Diretor da TGI.
Como abertura, o consultor falou de como era impossível imaginar a 5 anos, a construção do navio João Candido aqui em Pernambuco.
"Pernambuco hoje está no mapa logístico internacional e não existe mais espaço para baixo astral. Hoje, os pernambucanos estão otimistas, ontem éramos secundários, mas, hoje, somos destaque na economia brasileira”,destacou o consultor.
À tarde, os presentes puderam assistir a mais três palestras. A primeira delas, "Informação, Comunicação e Divulgação’, ficou por conta do diretor de Marketing da Coca-Cola, Sérgio Vieira. A segunda, "Ambiente e Desenvolvimento de Negócios", foi ministrada pelo superintendente da Organização Nacional da Indústria do Petróleo (ONIP), Carlos Camerini.
A última palestra da tarde foi ministrada pelo Diretor da Projetec, João Recena. Durante sua apresentação, Recena apresentou as principais mudanças em prospecto como aumento da reserva ambiental, extensão da Transnordestina e a construção de mais centros de capacitação profissional.
"As cidades localizadas no território estratégico também serão beneficiadas como projetos culturais, relocalização de casa e auxilio moradia", explica João Recena referindo-se aos municípios localizados próximos a Suape que também são ofertados para empresas por serem próximo do porto.