Primeiro encontro de negócios ambientais de Pernambuco acontece em Suape

Imprimir

Na manhã dessa terça-feira (24/08), empresas de Suape e fornecedores de soluções ecológicas reuniram-se nas instalações do Sest/ Senat do Cabo de Santo Agostinho para o primeiro Encontro de Negócios Ambientais de Pernambuco. Durante todo o dia, cerca de 200 pessoas participaram de palestras, exposições e trocaram experiências com projetos e produtos que utilizam nos seus respectivos ambientes de trabalho.

A abertura do evento foi realizada pelo secretário executivo de Meio Ambiente do Estado, Hélio Polito, pelo diretor de Engenharia e Meio Ambiente de Suape, Ricardo Padilha, pelo diretor do vice-presidente da Fiepe, Carlos Abdenor Neiva e pelo presidente da Associação das Empresas de Suape (Assessuape), Fernando Pessoa. A mediação das apresentações ficou a cargo do economista Josué Mussalém.

"A proposta do evento é mostrar às empresas o potencial que nós temos na prestação de serviços relacionados a projetos de tecnologia ambiental", explica o secretário executivo, Hélio Polito. "Aqui estamos demonstrando nossa capacidade na área. Os empreendimentos que estão chegando não precisam trazer outras para cá produtos e serviços que ofertamos tudo aqui", completa Polito.

Entre as empresas de Suape, ONGs e fornecedores que se apresentaram, estavam: a Coca-Cola, a Mossi & Ghissolfi (M&G Polímeros), o Sesi, o Sest/ Senat, a Universidade Livre do Meio Ambiente (Unieco), o Serviço de Tecnologia Alternatica (Serta), a Sociedade Nordestina de Ecologia (SNE), a Lean Consultoria, os Ecoassociados, a Ecovitas, a Elo Central de Negócios Ambientais , a Visão Sul, a Cápsula Soluções em T.I, a Novo Olhar Consultoria em Sustentabilidade e o Instituto de Tecnologia de Pernambuco (ITEP).

Após o final das apresentações no auditório do Sest/ Senat, um almoço foi oferecido aos participantes que, em seguida, realizaram rodadas de negócios e discutiram os detalhes de seus projetos. "As soluções saem do papel e se materializam através do encontro entre quem fornece e quem quer aplicar um novo modelo de desenvolvimento para sua empresa", explica o diretor de Suape, Ricardo Padilha.

SOLUÇÕES SUSTENTÁVEIS - Os empresários Francisco Carvalho e David Pires, sócios da Cápsula Inovação em TI, apresentaram no Encontro o BIGOO. O sistema agencia caronas através do conceito de transporte solidário no qual redes sociais são utilizadas para mapeamento de saída e destino de carros com vagas de carona para pessoas que seguem para lugares em comum.

Entre as vantagens do projeto, a redução de congestionamentos e da demanda por vagas em estacionamentos nas cidades. Para as empresas de Suape, os empresários apresentaram uma solução com foco em uma rede social exclusiva para os funcionários do Complexo, o Bigoo Corporativo.

Nele, após a aquisição da licença e da realização de um primeiro levantamento, seria criada uma rede exclusiva de contatos para utilização dos funcionários. "Essa é uma excelente fonte de publicidade verde e nós acompanhamos todo o processo, desde o mapeamento dos veículos à manutenção do sistema", explica Francisco Carvalho.

Um projeto piloto está em fase de implantação pelo Sistema Jornal do Commércio de Comunicação (SJCC). Mais informações podem ser acessadas no site da empresa www.bigoo.com.br

Por Assessoria de Comunicação e Relações Sociais de Suape