Governo de Pernambuco abre edital para soluções científicas contra resíduos portuários em Suape

|    Sustentabilidade
Imprimir

Inscrições seguem até 2 de março de 2026

 

 MG 9644

 

O Governo de Pernambuco abriu inscrições até 2 de março de 2026 para a 20ª rodada do Programa Cientista Arretado, que vai selecionar projetos científicos e tecnológicos voltados à mitigação de resíduos oleosos e químicos no Complexo Industrial Portuário de Suape.

O edital é coordenado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco (Secti-PE), executado pela Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe), e tem como órgão demandante o próprio Complexo de Suape, vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

A iniciativa busca soluções inovadoras capazes de detectar, monitorar e reduzir vazamentos em tempo real na bacia de contenção do Píer de Granéis Líquidos 1 (PGL1), área estratégica para a segurança ambiental e operacional do porto.

A bacia de contenção do PGL1 atua como uma barreira de proteção para evitar que resíduos oleosos e químicos atinjam o ecossistema marinho. O edital prevê o desenvolvimento de tecnologias integradas e automatizadas, com capacidade de localização georreferenciada de vazamentos, análise preditiva e integração aos sistemas operacionais já utilizados pelo complexo portuário.

 

 MG 9662

 

Segundo a secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco, Mauricélia Montenegro, a proposta reforça o papel da ciência na solução de desafios concretos da gestão pública. “Estamos colocando a ciência para atuar onde o desafio é real e urgente. Suape é um ativo estratégico para Pernambuco, e esse edital conecta pesquisadores a uma demanda concreta, com impacto ambiental, econômico e institucional”, afirma.

O edital foi apresentado durante o Desafios Day do Programa Cientista Arretado, realizado na sede da SECTI-PE. A iniciativa reforça a inovação como instrumento de qualificação da gestão pública e aproxima desafios reais do setor público do ecossistema de ciência, tecnologia e inovação.

Para o diretor de Sustentabilidade e Inovação de Suape, Sóstenes Alcoforado, o encontro fortalece a cooperação entre governo e comunidade científica. “O Desafios Day reforça o papel da inovação como instrumento de qualificação da gestão pública. Ao apresentar um desafio ambiental concreto na área portuária, voltado à mitigação de resíduos portuários, Suape convida o ecossistema de ciência, tecnologia e inovação a contribuir com abordagens técnicas consistentes, aplicáveis e alinhadas às agendas de sustentabilidade e descarbonização. Como porto público, Suape se destaca por atribuir valor estratégico à inovação no âmbito do seu complexo industrial portuário, fortalecendo a cooperação entre o setor público e a comunidade científica na construção de soluções estruturantes para o desenvolvimento do território”, destaca.

 

 MG 9674

 

As propostas devem atender a critérios técnicos e regulatórios, como operação em áreas classificadas, robustez para ambientes portuários, viabilidade econômica e conformidade com normas ambientais. Também devem contribuir para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, especialmente os relacionados à água, inovação e ação climática.

O processo seletivo ocorre em duas etapas. A primeira fase recebe propostas até 2 de março de 2026, por meio do sistema AgilFAP. A contratação do projeto aprovado está prevista para maio de 2026.

*Com informações da Assessoria de Imprensa da Secti