Evento está sendo promovido pelo Brasil Export
No ano em que Brasil e França celebram 200 anos de relações bilaterais, o Complexo Industrial Portuário de Suape participa da missão internacional promovida pelo Grupo Brasil Export, que levou empresários, autoridades e especialistas para conhecer de perto os sistemas logísticos franceses. O diretor-presidente de Suape, Armando Monteiro Bisneto, e o assessor especial de Relações Institucionais, Alexandre Cardoso, embarcaram no fim de semana para o velho continente. A programação oficial teve início no domingo (7) à noite com um jantar de boas-vindas à comitiva nacional e se encerra na próxima quinta-feira (11).
A iniciativa permitirá a análise de projetos de infraestrutura de grande porte e a observação de processos de automação e digitalização aplicados nos portos de Le Havre e Marselha-Fos, referências mundiais em eficiência e tecnologia. Além disso, o grupo vai estabelecer contatos para parcerias com empresas, centros de pesquisa e agências governamentais francesas, buscando futuros projetos de cooperação.
A França ocupa posição de destaque entre os principais parceiros econômicos. Em 2024, o intercâmbio comercial entre os dois países somou US$ 9,2 bilhões. No campo dos investimentos, o Brasil é o segundo maior destino dos aportes franceses entre as nações emergentes, ficando atrás apenas da China. Atualmente, a França figura como o terceiro maior investidor estrangeiro no nosso país em termos de estoque de Investimento Estrangeiro Direto (6,2% de um total de US$ 1,3 trilhão) e o segundo entre os países europeus, atrás apenas da Holanda.