Foi celebrado, nesta segunda-feira (27), o Dia Nacional da Mata Atlântica, data importante para o Complexo Industrial Portuário de Suape, que tem 59% do território de 17,2 mil hectares destinado à preservação ambiental. Antecipando as comemorações do Mês do Meio Ambiente (junho), colaboradores da estatal realizaram o plantio de 13 espécies nativas do bioma que estão ameaçadas de extinção, em uma área verde próxima ao Centro Administrativo da empresa. Esse foi o primeiro evento de outras iniciativas que vão acontecer ao longo do mês de junho em relação ao Dia Internacional do Meio Ambiente, celebrado no próximo dia 5.
Para reforçar a relevância do dia, a Diretoria de Sustentabilidade lançou cartilha digital com todas as informações sobre as espécies, a exemplo de pau-brasil, sucupira, ipê-roxo, peroba, jenipapo, jatobá e aticum da mata. A publicação ficará disponível no site da instituição e será divulgada entre lideranças das comunidades inseridas no território do complexo.
As 13 mudas, plantadas pelos funcionários da estatal, foram produzidas no Viveiro Florestal de Suape, localizado às margens da rodovia PE-60, numa área de 1,75 hectare, onde são cultivadas mais de 80 espécies do bioma destinadas à restauração florestal da Zona de Preservação Ecológica (ZPEC) de Suape.