O Seminário reuniu cerca de 100 convidados(as) entre moradores(as), agricultores(as) familiares, e lideranças locais e das esferas estaduais e municipais
A avaliação da qualidade da água de abastecimento em nível global tem sido alvo de estudos em diversas partes do mundo, revelando resultados que destacam uma crescente conscientização sobre a preservação dos recursos hídricos. A preservação do meio ambiente é crucial para garantir um futuro sustentável para as gerações presentes e futuras. O objetivo 14 do Desenvolvimento Sustentável das Organizações das Nações Unidas (ONU): Vida na água prever uma atenção e conservação nas áreas marinhas. Uma forma eficiente tem sido a promoção de iniciativas para que se possa minimizar os danos.
Neste sentido, a Cáritas Brasileira Regional Nordeste 2 (CBNE2), em parceria com a Coca Cola Brasil, Solar Coca Cola e Complexo de Suape, promoveram nesta terça-feira, 12, o Seminário sobre Gestão Hídrica do Rio Algodoais, no Auditório do Complexo de Suape, no Centro Administrativo.
O seminário teve como objetivo apresentar o Projeto Águas dos Algodoais, uma iniciativa voltada para a promoção da participação social contribuindo para conservação ambiental na região através da implementação de ações estratégicas nas áreas de Educação, Governança e Sustentabilidade Hídrica do Rio Algodoais.
Dentre as ações o projeto Águas do Algodoais está o fortalecimento da governança participativa entre governos, iniciativa privada, sociedade civil e famílias, envolvidas nas ações de gestão e conservação ambiental do Rio Algodoais no município do Cabo de Santo Agostinho; a implementação de cinco sistemas agroflorestais (SAF’s) e contribuição com a preservação ambiental de 1.752,52 hectares, visando a produção de alimentos saudáveis, geração de renda para as famílias e conservação de nascentes nos engenhos do Rio Algodoais; e desenvolvimento de processos educativos nas escolas, comunidades e demais instituições públicas e privadas, sobre os cuidados com a água do Rio Algodoais para promoção da sensibilização ambiental da população como fortalecimento da gestão hídrica e contribuição para o desenvolvimento sustentável do território de Suape.
O Seminário contou com a presença de moradores(as), agricultores(as), lideranças locais, representações do Governo do Estado de Pernambuco, secretarias estaduais e municipais, do Complexo de Suape, da Coca Cola Brasil, e Solar Coca Cola.
Assista ao vídeo e confira detalhes do projeto: https://drive.google.