Encontro vinculado ao mês de combate à doença foi marcado com depoimentos emocionantes de trabalhadoras que venceram a doença
Relatos marcantes de mulheres que lutaram contra o câncer de mama tornaram a manhã desta quinta-feira (26) um dia especial no centro administrativo do Porto de Suape. O evento foi promovido pela empresa em alusão à campanha Outubro Rosa, que contou com a participação de mais de 30 colaboradoras. A roda de conversa, ministrada pela nutricionista e especialista em oncologia Juliana Azevedo e pela colaboradora Edsamia Regina, administradora que está concluindo o tratamento contra a neoplasia.
Como a prevenção à doença pode salvar vidas foi o foco principal do encontro”. “Quebrar tabus e disseminar a informação. As chances de cura ao detectar a doença antecipadamente são de mais de 90%. Ao fazer o autoexame, necessário na rotina, e detectar algo errado, é preciso procurar um médico imediatamente”, reforçou a colaboradora Edsamia.
“Recebi o diagnóstico em março deste ano, aos 38 anos, e desde então, venho superando os desafios associados ao tratamento, além de trazer comigo o desejo de disseminar a prática esportiva e o autocuidado como ferramentas fundamentais nessa caminhada”, pontuou a colaboradora, lotada na Diretoria de Administração e Finanças (DAF).
A roda de conversa contou com a participação da nutricionista Juliana Azevedo. “Recebi a notícia que estava com câncer de mama aos 35 anos de idade. Meu desejo é de usar minha experiência e formação acadêmica para ajudar outras mulheres a superarem o diagnóstico e o tratamento oncológico”, enfatizou.
O câncer de mama é um dos tipos mais comuns que afetam as mulheres em todo o mundo. A detecção precoce é a chave para o tratamento bem-sucedido. Estudos demonstraram que as mulheres que fazem exames regulares têm taxa de sobrevivência mais alta em comparação com aquelas que não o fazem. A conscientização e a educação são essenciais para garantir que as pessoas compreendam plenamente a importância desses exames e os incorporem no dia a dia.