Suape entrega Planos de Mobilidade Urbana para as cidades de Cabo de Santo Agostinho e Sirinhaém

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Com esse documento, os municípios vão poder pleitear recursos públicos para melhorar o trânsito, a acessibilidade e o sistema de transporte coletivo

 

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A instalação de faixas de pedestres humanizadas e coloridas em locais de tráfego intenso, a construção de calçadas amplas e com acessibilidade, a colocação de totens, indicando equipamentos públicos de interesse da população, além de ciclovias nas áreas de maior fluxo comercial e de serviços e pontos de ônibus com telhado verde e rede de internet wif-fi, são algumas das melhorias propostas nos Planos de Mobilidade do Cabo de Santo Agostinho e de Sirinhaém, cidades localizadas no território estratégico de Suape.

Os documentos, elaborados em doze meses, foram entregues na manhã desta quarta-feira (03) aos representantes do executivo dos respectivos municípios. Nesse período, ocorreram várias audiências públicas, ações para diagnóstico dos tecidos urbanos alvos de estudo e a formatação de diferentes propostas para melhoria da mobilidade, a partir das áreas centrais das cidades, visando o bem-estar da população residente e dos visitantes.

 

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A solenidade aconteceu na sala do investidor, no edifício-sede do atracadouro pernambucano, e contou com a participação do diretor-presidente do Porto de Suape, Marcio Guiot; da prefeita do município de Sirinhaém, Camila Machado; do vice-prefeito do Cabo de Santo Agostinho, José Arimatéia; de autoridades políticas das duas cidades, de colaboradores da estatal e de representantes da empresa responsável pelos Planos de Mobilidade.

“Foi com muita alegria que recebemos a consolidação do Plano de Mobilidade Urbana e Humana Sustentável para o município de Sirinhaém. Este instrumento vai balizar nossas ações e intervenções na infraestrutura, para melhorar a mobilidade das pessoas em nossa cidade. Sirinhaém se projeta para um novo momento de desenvolvimento e esse estudo será fundamental para redimensionar e preparar a cidade para acolher e humanizar a circulação de vidas e do progresso nesta região”, afirmou a prefeita do município, Camila Machado.

 

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O vice-prefeito do Cabo de Santo Agostino, José Arimateia, ressaltou a importância da entrega. “É um plano de mobilidade urbana e humana, que alcança as pessoas. O estudo serve para ajustar o que foi mal planejado no passado e para nos orientar nas futuras intervenções. Estamos felizes e gratos pela entrega desse projeto pela empresa Suape”, ressaltou.

 

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A iniciativa faz parte do cronograma do acordo de cooperação técnica entre a estatal e as prefeituras, a fim de apoiá-los no planejamento de curto, médio e longo prazo na melhoria do fluxo viário, reestruturação dos modais de transporte coletivo e acessibilidade. Esse tipo de parceria com os municípios do território estratégico de Suape está previsto no Plano Diretor 2035 da estatal. O investimento foi de R$ 860.000,00, com recursos próprios da estatal pernambucana.

“A mobilidade urbana anda ao lado do desenvolvimento socioeconômico. Para nós, é muito importante poder contribuir com a melhoria na qualidade de vida dos moradores dos municípios do entorno de Suape. Com esse subsídio, as prefeituras fortalecem a capacidade institucional do poder público e aprimora as ações urbanísticas em equilíbrio com o meio ambiente”, pontua Guiot. De acordo com o gestor, os estudos também garantem maior integração entre as demais cidades que compõem a área de influência do complexo (Escada, Moreno, Ribeirão, Rio Formoso, Ipojuca e Jaboatão dos Guararapes).

 

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O plano foi desenvolvido pela empresa Vinícius Ribeiro — Arquitetura, Planejamento e Mobilidade Urbana Ltda, vencedora da licitação, numa construção coletiva com a sociedade civil e o poder público. Oficinas, palestras e vários encontros foram realizados desde o início do contrato para assegurar a participação de todos os segmentos da sociedade na composição do núcleo gestor, responsável por deliberar as decisões do projeto.

 

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Entre as diversas ações propostas nos planos de mobilidade, também são sugeridas a construção de faixas de pedestres elevadas, a implantação de uma central de inteligência para monitorar a segurança local e a construção de passarelas sobre a linha férrea e rodovias para priorizar a circulação de pedestres e usuários do transporte público coletivo, garantindo a infraestrutura necessária e condições adequadas de segurança.