Encontro aconteceu na varanda do edifício-sede e reuniu cerca de 50 pessoas
Troca de conhecimento, escuta e muito diálogo. Essas são as palavras que definem o Dia da Mulher no Complexo de Suape. A estatal portuária realizou, na manhã desta quarta-feira (8), uma oficina sobre chás e banhos com ervas medicinais e pedras naturais em celebração à data. O encontro, que foi ministrado pela colaboradora e especialista em conhecimentos tradicionais, Bernadete Lopes, contou com a participação de 50 pessoas. A iniciativa foi realizada pelo Suape Diversa, grupo de trabalho da empresa destinado a discutir pautas de inclusão e diversidade dentro do ambiente corporativo.
“Hoje é um dia de luta, de reconhecimento. O encontro serve para conversamos, trocarmos experiências e incentivarmos o diálogo”, ressaltou Giselle Conde, ouvidora de Suape. No evento, Bernadete falou sobre os principais benefícios do uso das ervas medicinais (chá e banho) e abordou algumas curiosidades interessantes sobre o tema.
Na ocasião, a palestrante também preparou uma curadoria de numerologia para cada participante que, ao final do encontro, recebeu uma pedra de proteção de acordo o resultado. O mimo também contou com uma vela aromatizada, essência e um item decorativo relacionado ao animal que representa as principais características de cada uma. “Cada pessoa tem um anjo de guarda e um animal que representa a energia. Os mais comuns são o cavalo, tigre, elefante, coruja e peixe, que representam determinação, conquistas etc. Isso é bastante individual”, afirmou a colaboradora Bernadete Lopes.
O encontro também contou com a participação de mulheres da comunidade Engenho Massangana, localizada no Cabo de Santo Agostinho, território estratégico de Suape. “Sou evangélica e reafirmo: o poder das ervas é real. A medicina através delas cura muito mais do que remédios comprados em farmácias, que curam determinadas doenças, mas provocam outras. Adorei o encontro de hoje”, contou a comerciante Edna Maria.
SUAPE DIVERSA
Criado em 2020, o grupo de trabalho composto, em sua maioria por mulheres, tem objetivo de trazer pautas de diversidade, equidade e inclusão social ao dia a dia da empresa. Debates, oficinas e palestras são ofertados aos longos dos anos de acordo com a temática em questão.