O Porto de Suape realizou, na manhã de terça-feira (6/12), o Simulado Anual do Plano de Emergência Individual (PEI). Na ocasião, foi testado o cenário de derramamento de 116,5 metros cúbicos de óleos diversos, decorrente de um acidente de navegação envolvendo naufrágio de rebocador, causando poluição marinha.
“Utilizamos uma das 76 situações previstas em nosso PEI para testarmos nossas equipes de resposta e constatarmos como está a atuação dos envolvidos num possível acidente real. É o momento no qual podemos errar e fazer os ajustes necessários”, explicou Paulo Teixeira, coordenador de Gestão Ambiental Portuária.
Na ação, foi utilizada uma embarcação com recolhedor de óleo e dois barcos de apoio, uma bomba de transferência, um tanque flutuante, 300 metros de barreiras absorventes, 300 mantas absorventes e 350 metros de barreiras de contenção portuária; um kit de resgate de fauna oleada, entre outros materiais.
![]() |
![]() |
Participaram, diretamente, 17 colaboradores, e, como convidados, representantes da Agência Nacional de Transportes Aquaviários, do Ibama, da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Estado, da Agência Estadual de Meio Ambiente, da Defesa Civil do Cabo e da Secretaria de Meio Ambiente e Controle Urbano de Ipojuca.
Para o serviço de prontidão ambiental do Porto de Suape, uma empresa contratada atende 24h/dia, 365 dias/ano e dispõe dos recursos materiais e humanos para garantir a segurança e a proteção ambiental diante dos cenários que constam no PEI.