O primeiro dia do evento foi dedicado às boas práticas sociais no ambiente de trabalho
Com o tema “O compromisso de Suape com as Boas práticas Ambientais, Sociais e de Governança”, teve início, nesta segunda-feira (28), a Semana do Compliance 2022. O primeiro dia da programação contou com duas palestras. No primeiro momento, o especialista em projetos sociais e políticas públicas Hugo da Silva falou sobre a “Diversidade como exigência”. Em seguida, a professora e procuradora federal Chiara Ramos abordou a desmistificação do compliance. As palestras desta segunda foram realizadas pela plataforma Google Meet.
O diretor-presidente de Suape, Francisco Martins, abriu o encontro e falou sobre a seriedade com que o compliance é tratado em Suape e sobre a importância de permear a prática por todo o atracadouro. "Acreditamos que o compliance é mais do que necessário e de grande importância, para podermos atingir os nossos objetivos enquanto empresa. Para isso, é preciso que esses conceitos possam estar presentes em todos os níveis de decisão. É um processo natural que necessita ser incorporado para que todos tenham a consciência de que são agentes do Programa de Integridade", pontuou.
Na primeira palestra da manhã, Hugo da Silva trouxe a importância da diversidade como fator fundamental para construir instituições e empresas de sucesso. “Existem dados que comprovam que a diversidade de gênero de uma organização leva ao aumento de lucratividade. Ao alcançar essa equidade, as empresas têm 35% mais chances de ter rendimento maior, com funcionários mais engajados e dispostos a irem além das suas responsabilidades”, disse. Para ele, o investimento na diversidade traz para as instituições compromisso com a reparação histórica de racismo e de preconceitos.
A palestra de Chiara Ramos marcou o encerramento do primeiro dia do evento. Durante sua abordagem, a professora falou sobre a questão do Compliance antidiscriminatório. Ela defendeu a importância da diversidade estar presente também no topo da cadeia decisória. “Quando se fala em compliance, estamos falando de redução de riscos nas empresas. Nesse sentido, é preciso entender como reduzir os riscos das reproduções racistas e preconceituosas nas organizações. Por isso, é preciso incluir a diversidade no processo de deliberação e de decisão das grandes instituições, proporcionando a oportunidade de vários setores da sociedade terem voz”, afirmou.No final, a coordenadora de Compliance de Suape, Fabiana Maranhão, agradeceu a contribuição de toda equipe da estatal portuária pela realização do evento.
A agenda da Semana do Compliance 2022 segue nesta quarta-feira com a palestra “Governança Corporativa, com a participação dos Conselhos da empresa e com as entregas do Programa de Adequação à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais – LGPD, No dia 1º de dezembro, a programação segue com a realização do Seminário Pacto por Suape Sustentável. No dia 2, o evento será encerrado com a apresentação das agendas ambientais e um overview dos projetos que estão sendo desenvolvidos no Complexo Industrial Portuário de Suape.