Porto de Suape inaugura nova torre de controle

|    Suape
Imprimir

Equipamento mescla inovação, sustentabilidade e tecnologia, favorecendo o controle de tráfego marítimo e às operações portuárias

 

torre2

 

O Porto de Suape ganhou, nesta segunda-feira (31), uma nova torre de controle, equipamento fundamental para a gestão das operações de tráfego marítimo do atracadouro pernambucano. A solenidade aconteceu nas novas instalações onde funciona o gerenciamento e controle de entrada e saída das embarcações e contou com a presença do diretor-presidente da estatal, Roberto Gusmão e de integrantes da diretoria e colaboradores da estatal. A nova edificação, nomeada Torre de Controle Governador Eduardo Campos, está localizada no mesmo lugar da antiga torre, demolida por problemas estruturais.

Em seguida, foi entregue o novo Prédio de Autoridade Portuária (PAP), local onde se concentra diversos órgãos anuentes, como a Polícia Federal, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a Receita Federal, o Ministério da Agricultura, a representação local da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Sindicato dos Despachantes Aduaneiros e Sindicato dos Agentes de Navegação. Sindicato dos Despachantes Aduaneiros e Sindicato dos Agentes de Navegação.

 

torre1

 

“A entrega reforça o nosso compromisso com o bem-estar dos colaboradores que fazem parte da rotina da gestão portuária, trazendo mais agilidade e automação às atividades. Essa é mais uma importante obra das várias que estão sendo tocadas, para requalificação do atracadouro. São intervenções essenciais para o bom funcionamento da máquina portuária. Tudo isso está sendo feito aliado a planos estratégicos baseados nas metodologias de inovação. Entre os projetos em andamento estão a restauração estrutural do molhe que protege o porto externo, recuperação do Píer de Granéis Líquidos (PGL-2), das vias portuárias (drenagem e pavimentação),  nivelamento do fundo do mar, entre outras”, afirmou o diretor-presidente do Porto de Suape, Roberto Gusmão.

A nova torre de controle funciona 24 horas por dia durante os 365 dias do ano e por ela passam embarcações provenientes do mundo inteiro. O equipamento comporta 26 profissionais que trabalham em regime de plantão no gerenciamento das embarcações pelas águas de Suape. Localizada entre os portos interno e externo, o prédio foi projetado para ter maior sustentação e durabilidade, trazendo como característica principal a estrutura, erguida em aço e contêineres, garantindo mais segurança e conforto a todos os colaboradores que trabalham no controle de tráfego. O material utilizado é mais resistente à maresia e às intempéries.

PROJETO ARROJADO

“Optamos por trabalhar com aço e contêineres pela maior durabilidade desses materiais. São produtos em que a composição tem cobre, o que melhora suas propriedades anticorrosivas, mostrando-se mais eficientes do que uma estrutura de concreto, por exemplo. A ideia ornou muito bem com a proposta, pois é coerente usarmos um contêiner marítimo em um ambiente portuário”, explicou o diretor de Engenharia de Suape, Cláudio Menna Barreto.

 

torre4   torre5

 

A nova construção é um projeto arrojado e dará maior celeridade ao trabalho desenvolvido pela equipe lotada na torre de controle. A estrutura tem 269,40 metros quadrados de área, com três pavimentos, divididos em sala de controle de tráfego (com ampla vista para o mar e telões de supervisão das embarcações), terraço para contemplação do porto, além de salas de coordenação, de administrativa e de praticagem; estacionamento, copa, vestiários, banheiros, salas de convivência dos funcionários, de arquivo e de tecnologia da informação; depósito e guarita.

O novo Prédio da Autoridade Portuária (PAP) fica situado na área do Porto Organizado, próximo ao Cais 5. A edificação passou por melhorias de estrutura, como nova rede elétrica e hidráulica, novo sistema de dados de voz e novo sistema de refrigeração, além de novo revestimento e revitalização da fachada.

INOVAÇÃO TECNOLÓGICA

Em adição às melhorias na infraestrutura portuária, as operações de controle de tráfego já contam com uma nova realidade na área tecnológica: a implantação do Sistema Operacional dos Terminais (TOS, sigla em inglês), projeto desenvolvido pela estatal em parceria com a CESAR School, que integra todos os processos operacionais no porto e aumenta a produtividade e o controle sobre o tráfego marítimo. “Dados das embarcações e das viagens dos navios que atracam em Suape já são inseridos diretamente no TOS, evitando equívocos humanos e reduzindo a quantidade de trabalho para os controladores de tráfego marítimo”, explica o diretor de Gestão Portuária, Francisco Martins.

 

torre3

 

NA PALMA DA MÃO

Além disso, os operadores portuários contam com um aplicativo do Porto de Suape para dinamizar ainda mais as informações sobre o tráfego marítimo. A ferramenta, lançada em janeiro deste ano, reúne informações sobre as operações portuárias em tempo real, projetos socioambientais, informações sobre as empresas instaladas no território, notícias do atracadouro e uma gama de outros elementos disponíveis no site oficial. O app é gratuito e está disponível nas lojas digitais para todos os usuários que tenham interesse em conhecer mais sobre o Porto de Suape.