Porto de Suape apresenta projetos de sustentabilidade no Brasil Export 2022

|    Suape
Imprimir

O evento, realizado em Brasília, discutiu ações sustentáveis  como pilar para aumentar a eficiência nas operações dos portos públicos

 

projeto1

 

Energia, sustentabilidade e cultura ESG  (sigla em inglês para práticas ambientais, sociais e de governança) foram os temas debatidos no primeiro dia do Brasil Export - Fórum Nacional de Logística e Infraestrutura Portuária 2022, realizado nesta quarta-feira (19), em Brasília (DF). O Complexo Industrial Portuário de Suape foi um dos destaques, participando do painel  “Ações de sustentabilidade e tecnologias verdes adotadas pelos portos públicos”. Na ocasião, o atracadouro pernambucano apresentou os cases de sucesso de sustentabilidade e os projetos em desenvolvimento. 

“É sempre uma grande honra compartilhar as experiências do Porto de Suape. Sustentabilidade é um tema que sempre foi muito importante para o complexo, pensado ainda no masterplan (planejamento físico-espacial do complexo)  para a implantação do porto, há quase 44 anos. Agora, estamos colhendo os frutos desse planejamento, que já considerava, na época, um cinturão verde de 8 mil hectares na área do complexo e, hoje, já contamos com cinco unidades de conservação. E foi isso que nos possibilitou trabalhar as questões de sustentabilidade com tanto sucesso”,  pontuou o diretor de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Suape, Carlos Cavalcanti, representante da estatal no painel. 

 

projeto2

 

Na oportunidade, Cavalcanti apresentou ações que contemplam as agendas azul, verde e de economia circular da empresa. Entre os destaques, o Projeto Hippocampus, de monitoramento da água com repovoamento de cavalos-marinhos em estuários da região. Por apoio a essa iniciativa, Suape ganhou, nesta semana, prêmio internacional da Associação Americana de Autoridades Portuárias (AAPA). A solenidade ocorreu em Orlando, na Flórida (EUA). 

Também foram abordados o projeto Carbono Neutro, para elaboração de um inventário com o objetivo de quantificar o estoque de carbono na Zona de Preservação Ecológica do território, e o TecHub H2V, criado com a finalidade de transformar o Complexo de Suape em espaço de pesquisa, desenvolvimento e inovação com foco no hidrogênio verde.  “O Brasil Export, além de uma janela para mostrar o trabalho desenvolvido em Suape, foi uma grande oportunidade de discutir as práticas e conceitos ESG, cada vez mais valorizadas no mundo, atraindo fundos de investimentos estrangeiros que estão atentos a esse tipo de oportunidade”, ressaltou Carlos Cavalcanti. 

 

projeto3

 

O painel contou, ainda, com a presença do presidente do Porto de Itaqui, Ted Lago; o diretor-presidente da Codeba (Companhia Docas do Estado da Bahia), almirante Carlos Autran; e o  diretor de Meio Ambiente da Portos do Paraná, João Paulo Ribeiro Santana. Para encerrar o painel, houve a apresentação de João Amaral, presidente do Conselho ESG do Brasil Export e diretor-geral e de Operações da Voz dos Oceanos. O diretor-presidente de Suape, Roberto Gusmão; e o diretor de Desenvolvimento de Negócios da empresa, Luiz Barros, também participaram Brasil Export - Fórum Nacional de Logística e Infraestrutura Portuária 2022.