Esquete teatral orienta sobre descarte de resíduos sólidos em Suape

|    Porto
Imprimir

Educadores apresentaram o tema de forma lúdica, com jogos e explicações sobre os problemas que podem ser provocados por uma má gestão do material

 teatro1

 

A Diretoria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (DMS) promoveu, nesta terça-feira (26), uma ação de responsabilidade social para conscientizar trabalhadores portuários sobre a importância do descarte correto de resíduos sólidos. Por meio de um esquete teatral, educadores apresentaram o tema de forma lúdica, com jogos e explicações, sobre os problemas que podem ser provocados por uma má gestão desse material. As exibições aconteceram, durante todo o dia, em várias partes do porto organizado, como o Cais de Múltiplos Usos (CMU), a Central de Resíduos Sólidos, o Centro de Controle e Comunicação (CCCOM) e o Cais 4.

O esquete abordou questões como proliferação de animais indesejados, propagação de doenças, alagamentos e inundações em períodos de chuva, prejuízos ao turismo, obstrução do passeio público, poluição ambiental, poluição visual, além da contaminação química e biológica dos trabalhadores de material reciclável.

 

teatro3

 

Pela manhã, a ação ocorreu no CMU, na Central de Triagem de Resíduos Sólidos de Suape e no CCCOM com funcionários da segurança patrimonial de Suape. A iniciativa foi coordenada pela Unidade de Educação Ambiental e Resíduos Sólidos (Uear), para difundir o conhecimento sobre o item 12 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que trata do consumo e produção sustentáveis.

“No CMU, a ação foi planejada para ocorrer durante o DDS (diálogo Diário de Segurança). Lá, tivemos a oportunidade de conversar com os trabalhadores portuários sobre as boas práticas na geração, destinação final e reciclagem dos resíduos provenientes de suas atividades. Temos cerca de 600 profissionais cadastrados no OGMO (Órgão Gestor de Mão de Obra) e planejamos diversas ações semelhantes no decorrer deste ano. Assim, conseguiremos atingir o maior número possível de pessoas”, pontuou o coordenador de Educação Ambiental e Resíduos Sólidos de Suape, Felipe Carrilho.

 

teatro2.jpg

ODS

Em setembro de 2015, os 193 países membros da Organização das Nações Unidas (ONU) adotaram uma nova política global: a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, que tem como objetivo elevar o desenvolvimento do mundo e melhorar a qualidade de vida de todas as pessoas. O lema é não deixar ninguém para trás.

Para tanto, foram estabelecidos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) com 169 metas – a serem alcançadas por meio de uma ação conjunta que agrega diferentes níveis de governo, organizações, empresas e a sociedade como um todo, nos âmbitos internacional, nacional e local.