Suape apresenta case de governança corporativa no Fórum Nacional Brasil Export

|    Porto
Imprimir

Evento em Brasília e reúne as principais lideranças do setor portuário do país

 

brasil export 1   brasil export 3

 

A administração do Porto de Suape apresentou, nesta terça-feira (28), em Brasília, o case de governança corporativa da empresa no Fórum Nacional de Logística e Infraestrutura Portuária Brasil Export 2021. A participação ocorreu no painel Governança e Sustentabilidade nas Autoridades Portuárias, durante o II Encontro Nacional de Autoridades Portuárias e Hidroviárias (ENAPH), que se estenderá até esta quarta (29). O Brasil Export é um espaço multissetorial e permanente de debates que reúne os principais nomes do segmento portuário, do agronegócio e das operações logísticas do país. O evento é on-line e gratuito. Para assistir, basta realizar inscrição prévia no site do Fórum.

 

O encontro tem por objetivo debater temas relevantes, como transformação digital na logística, governança, sustentabilidade e reformas estruturantes de impacto para o desenvolvimento econômico do Brasil. Além do diretor-presidente do Porto de Suape, Roberto Gusmão, participam da delegação de Suape o diretor de Desenvolvimento de Negócios, Luiz Alberto Barros; o diretor de Planejamento e Gestão, Francisco Martins; a coordenadora de Compliance da empresa, Fabiana Maranhão; e a auditora interna Marcela Farias.

 

brasil export 2   brasil export 4

 

A apresentação de Suape foi realizada, conjuntamente, por Fabiana Maranhão e Marcela Farias. Na pauta, a estrutura de governança e a contribuição para a sustentabilidade, os resultados obtidos e perspectivas futuras. “A boa governança direciona a gestão do porto para que, de forma estruturada, possamos atingir os objetivos da estratégia predefinida, garantindo o atingimento do nosso propósito de maneira ética e responsável, assegurando a sustentabilidade empresarial e a longevidade da empresa. Estamos muito felizes em apresentar o nosso case nesse evento de visibilidade nacional”, destacou Fabiana Maranhão.

 

A gestão e a sustentabilidade corporativa do Porto de Suape reforçam o compromisso da estatal com as melhores práticas de governança e de compromisso social, em consonância com os indicadores da plataforma ESG (Environmental, Social and Governance, sigla em inglês). “Um mundo sustentável depende de práticas de negócio que alinhem propósito e transparência. Conversar sobre a estrutura de governança de Suape é demonstrar o alinhamento e o diálogo que há entre diretoria e integrantes dos conselhos e comitês. Sempre voltado a direcionar a estratégia da empresa ao interesse de todos, contribuindo para a entrega das políticas públicas e para a perenidade do porto”, pontuou Marcela Farias.

 

Entre os resultados obtidos pelo atracadouro pernambucano, estão o 1º lugar no Índice de Adequação das Estatais (IAE) e o 1º lugar no Índice de Adequação ao Sistema de Controle Interno (IAS), ambos da Secretaria da Controladoria-Geral do Estado e alcançados em 2020. Suape também conquistou o 3º lugar no ranking do Índice de Autoridades Portuárias (Igap/2020) e 90% no Índice de Monitoramento de Lei de Acesso à Informação (LAI/2020).

 

Sobre o fórum - A edição nacional do Fórum sintetiza as atividades realizadas ao longo do ano, entre elas a promoção de mais de 40 lives e seis fóruns regionais promovidos em diferentes cidades do Brasil (Rio de Janeiro/RJ, Belém/PA, Rio Verde/GO, São Luís/MA, Guarujá/SP e Rio Grande/RS). As iniciativas online e presenciais reuniram mais de 300 debatedores e 12,5 mil espectadores ao longo deste ano.