Diagnóstico apontará que atividades econômicas e arranjos produtivos locais farão parte do escopo de cursos e especializações oferecidas às comunidades participantes
O Complexo Industrial Portuário de Suape e o Sebrae-PE deram início, nesta semana, à primeira etapa de campo do projeto Suape Incentiva, iniciativa de inclusão socioprodutiva que contemplará 250 famílias em situação de vulnerabilidade em sete municípios (Cabo de Santo Agostinho, Ipojuca e Moreno, na Região Metropolitana do Recife; e Sirinhaém, Rio Formoso, Escada e Ribeirão, na Zona da Mata Sul) localizados na área de influência da estatal portuária. Durante 30 dias, técnicos do Sebrae-PE visitarão essas cidades com o objetivo de realizar um diagnóstico para apontar que atividades econômicas e arranjos produtivos locais farão parte do escopo de cursos e especializações oferecidas às comunidades participantes.
Os cursos e as oficinas a serem ministrados pelo Sebrae terão como ênfase o protagonismo feminino e dos jovens, para o fomento socioeconômico dos participantes e de seus familiares. O convênio tem vigência de 24 meses e contemplará, entre outras ações, 50 oficinas para desenvolvimento e sustentabilidade de pequenos negócios locais em comunidades do território estratégico de Suape. Serão ofertados diversos cursos sobre empreendedorismo, como mentoria de gestão de negócios, orientações para acesso à linha de crédito oferecida pelo Sebrae e assistência técnica para implantação de novos negócios.
O diagnóstico é a primeira etapa do processo. “Uma equipe de consultores do Sebrae-PE visitará todos os municípios nos próximos 30 dias para que possamos entender como se comporta o ecossistema de empreendedorismo de cada cidade, olhando para cada realidade de forma individual. A partir desse levantamento, produziremos relatório para que possamos embasar a parte prática de capacitação que será realizada posteriormente”, explica o coordenador-executivo e gestor do projeto Suape Incentiva, Thiago Romão.
O lançamento do programa aconteceu em julho deste ano, em solenidade realizada no auditório da sede administrativa de Suape, e contou com a participação do secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Geraldo Julio; do presidente da estatal, Roberto Gusmão; do superintendente do Sebrae-PE, Francisco Saboya; além de vários deputados estaduais, prefeitos e lideranças comunitárias da região.
Na ocasião, o diretor-presidente de Suape, Roberto Gusmão, salientou que o programa reforça o compromisso da empresa com a sustentabilidade das comunidades do território estratégico. "É mais uma iniciativa alinhada com as melhores práticas de governança e de compromisso social, em consonância com os indicadores da plataforma ESG (Environmental, Social and Governance, sigla em inglês), que busca não somente medir as boas ações ambientais, como também o apoio ao desenvolvimento social da região e o crescimento econômico sustentável", destacou.
Após o diagnóstico, será iniciada a etapa de sensibilização, engajamento e formação de multiplicadores. A ideia é fomentar a realização de workshops e oficinas às comunidades.