Vacinação contra covid-19 avança no Porto de Suape

|    Institucional
Imprimir

Nesta quarta-feira, 900 trabalhadores foram imunizados. Vacinação continua nos dias 4 e 7 de junho

destaque vacina 

Os trabalhadores comemoram o avanço da vacinação contra a covid-19 no Porto de Suape. Nesta quarta-feira (02/6), segundo dia da aplicação do imunizante, 900 portuários receberam a primeira dose da vacina AstraZeneca/Oxford. Foram contemplados os funcionários da administração portuária que trabalham nos cais e píeres, assim como os empregados da Decal, Pandenor, Temape, Transpetro e Ultracargo. Já se vacinaram 2.100 pessoas nos dois primeiros dias da campanha. A ação prossegue nos dias 4 e 7 de junho, no Órgão Gestor de Mão de Obra (OGMO - Suape), das 8h às 16h. 

vacina2

"É um momento de muita alegria. O país inteiro espera pela vacinação. Estou muito feliz e que bom que esta oportunidade chegou. Espero que todos consigam se vacinar logo para a gente tentar retornar à normalidade", celebrou Bruno de Araújo, técnico de operações pleno da Transpetro. 

vacina3

"É muito gratificante poder trazer para os colaboradores da administração de Suape e toda a população portuária a imunização contra o novo coranavírus. Estávamos ansiosos por esse momento e hoje é o segundo dia da vacinação e todos estão comparecendo. Ficamos muito felizes de poder contribuir com a saúde do trabalhador", comentou Aline Lira, coordenadora de Recursos Humanos do Porto de Suape. 

A aplicação do imunizante está sendo administrada pela Secretaria de Saúde da Prefeitura de Ipojuca, município onde está localizado o atracadouro e a administração da estatal. O OGMO - Suape cedeu um local, dentro da área portuária, para a montagem da estrutura. A vacinação continua para os demais grupos definidos nos próximos dias 4 e 7, das 8h às 16h, totalizando 4.500 doses nesta primeira etapa, e seguirá em outras datas, conforme liberação de mais imunizantes. 

vacina4

Para ter direito à vacinação, o trabalhador tem que apresentar CPF e crachá funcional no local da vacinação. Também é preciso constar o nome nas listas enviadas pelas empresas e entregues à administração de Suape a pedido da Secretaria Estadual de Saúde e Anvisa. Os portuários estão recebendo doses extras da vacina da AstraZeneca/Oxford, produzidas pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), que não alteram o plano de imunização do restante da população.

vacina5 

O grupo definido pelo Ministério da Infraestrutura abrange, neste momento, funcionários das autoridades portuárias, empregados de operadores portuários, terminais e trabalhadores avulsos. A vacinação nos portos acontece, simultaneamente, em várias partes do país, para evitar a contaminação da população por novas variantes do novo coronavírus.